Venezuela aposta em pagamentos móveis

A inclusão das Tecnologias da Informação e da Comunicação na economia alcança uma variada gama de aplicativos e serviços que potencializam a atividade. Neste contexto, a utilização de serviços móveis para realizar pagamentos e compras é uma alternativa importante para potencializar o comércio de cada um dos países.

Na Venezuela, este tipo de serviço recebe o nome de “Bilhetera Móvil” e trata-se de um sistema de pagamento por meio de um app que pesquisa por tarifas de crédito, débito e fidelidade do usuário, e permite usá-las por meio de telefone móvel. O pagamento eletrônico acontece através do QR code do Cartão da Pátria (Documento de Identidade), e permite o pagamento de forma rápida e segura de bens, serviços e itens da cesta básica.

Neste sentido, a ativação do “Billetera Móvil” mantém um avanço no país e prevê que nos próximos meses chegue a 8 milhões de usuário. O objetivo do “Cantv”, empresa estatal de telecomunicações que desenvolve o projeto, é chegar a 16 milhões de pessoas com o Cartão da Pátria.

O app possibilita aos usuários pagar serviços públicos como água, eletricidade e telecomunicações. Além disso, a plataforma está habilitada para facilitar as transações tanto para os compradores, como para os vendedores que podem se registrar utilizando a web.

Por sua vez, existem projetos conjuntos com o Ministério do Poder Público de Transporte da Venezuela para que os usuários possam abonar o serviço utilizando esta plataforma. O objetivo é alcançar a marca de 95% de pagamentos do país realizados pelo app, para isto estão trabalhando de forma conjunta com os setores púbico e privado.

As autoridades encarregadas pela implantação e uso do app realizam viagens ao longo do país oferecendo palestras informativas sobre seu uso. Desta forma, também se realiza um controle sobre o nível de conectividade em que se encontra cada uma das comunidades. É importante reforçar que, por suas condições, a conectividade móvel é fundamental para que se possa desenvolver este app.

Neste sentido, e necessário que se realize o dobro de trabalho por parte das autoridades da Venezuela. Por sua vez, é importante que se avance em tudo o que corresponde ao setor financeiro, criando acordos que permitam incluir banco privado e possibilitando maior segurança na aplicação para torna-la confiável para os usuários. No entanto, também é necessário que se realizem esforços para aumentar a conectividade naquelas áreas que até o momento carecem de serviços móveis.

É importante também que se desenvolvam as condições necessárias para o desenvolvimento dos serviços de telecomunicações móveis, em particular, que estejam garantidas as condições de competitividades do mercado. Ou ainda, deve existir um ambiente regulatório e competitivo apto para o desenvolvimento do setor privado no mercado das telecomunicações.

Entre as medidas que são importantes a considerar pelas autoridades está a entrega de espectro radioelétrico para serviços de banda larga móvel. É importante também que se realizem agendas com futuras licitações de espectro, que permita às operadoras móveis ter previsibilidade sobre a disponibilidade deste bem escasso, podendo planejar o desenvolvimento de novas tecnologias.

Assim, é importante que se flexibilizem as demandas burocráticas que existem nas diferentes comunidades e municípios para o desenvolvimento de redes de telecomunicações. A criação de uma norma de alcance nacional que padronize as demandas das autoridades de cada localidade é necessária para que se possa planejar os desenvolvimentos das novas redes de forma efetiva.

Outra medida importante que as autoridades devem considerar é a redução de impostos que pesam sobre os componentes de redes e os terminais de acesso. No primeiro, caso, porque facilitam o desenvolvimento de novas tecnologias. Por sua vez, reduzir os impostos sobre os dispositivos de acesso os torne mais acessíveis, o que permite aumentar as possibilidades de sucesso deste tipo de aplicação. Ou ainda, a contar com terminais mais acessíveis é possível que uma maior parte dos habitantes possa acessar a plataforma.

Como pode-se apreciar, a inciativa Billetera Móvil apresenta-se como uma alternativa viável para a compra móvel na Venezuela. No entanto, é necessário que as autoridades acompanhem este projeto com políticas que tendem a aumentar a banda larga móvel no mercado, melhorando assim sua possibilidade de sucesso.

0 comments on “Venezuela aposta em pagamentos móveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.