Imagem: Pixabay.

Universidade Central da Venezuela desenvolve MOOC de Medicina

A Faculdade de Medicina da Universidade Central da Venezuela (UCV) deu início ao programa SOS Telemedicina. Este programa se desenvolve em aliança com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF na sigla em inglês). Os cursos Online Massivos e Abertos (MOOC na sigla em inglês) são uma alternativa de ensino e aprendizagem, livre, e de acesso online massivo para profissionais da saúde.

SOS Telemedicina Cursos é uma iniciativa acadêmica que surgiu com o propósito de capacitar as pessoas da área da saúde com conteúdos úteis e pertinentes. Parta isso, realiza cursos gratuitos online para toda a audiência de língua espanhola com acesso à internet. No total, se desenvolvem 11 cursos com o aval de docentes e graduados de diferentes pós-graduações da Faculdade de Medicina da UCV. Para isto, utilizam-se tecnologias da informação (TIC) e os últimos avanços em saúde.

Os MOOC são cursos abertos através da Internet. Estas iniciativas são interessantes desde o ponto de vista da inclusão educativa, já que alcançam um amplo número de pessoas e fornecem noções de diferentes temas educativos. O mais importante é no sentido da possibilidade de conectar-se por qualquer pessoa sem necessidade de cumprir com requisitos acadêmicos e estar matriculado em uma universidade. Ainda assim, por não estar preso a uma localização geográfica, tem a capacidade de ter acesso mais flexível aos estudantes.

Os MOOC oferecidos pela UCV nos cursos do programa SOS Telemedicina consistem em Tecnologia da Informação e Comunicações, Pediatria nas especialidades de Infectologia, Neurologia, Aleitamento Materno, Nutrologia, Gastrenterologia, Neonatologia, Pneumologia, Pediatra Social, Ginecologia e Obstetrícia com especialidades em Medicina Materna – fetal, Endocrinologia Ginecológica, Ginecologia Infanto-juvenil.

Cada curso oferecido conterá aulas em vídeo e tutoriais ministrados por diferentes profissionais da mais alta classe de estudo. Assim mesmo, cada um terá referências bibliográficas, apresentações e recursos de apoio, todos disponíveis para download. Cada curso online conta com instrumentos de avaliação para a obtenção do Certificado emitido pelo programa SOS Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade Central da Venezuela.

O programa busca transformar-se em uma ferramenta para a formação e a educação do pessoal da saúde. Assim como complementar e atualizar os conteúdos gerados em sala de aula para melhorar as capacidades, criar um trabalho em rede e otimizar a atenção em centros de saúde remotos.

0 comments on “Universidade Central da Venezuela desenvolve MOOC de Medicina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *