Situação atual do espectro radioelétrico para serviços móveis na América Latina

Infografia da 5G Americas mostra o quanto de espectro radioelétrico abaixo dos 3 GHz foram entregues aos distintos países da região, e sua comparação conforme sugestão da UIT para os serviços móveis.

São Paulo, 28 de julho de 2020 – O Brasil, com 609 MHz, de espectro disponíveis para os serviços móveis, é o país que tem a maior quantidade de espectro radioelétrico habilitado para as operadoras, segundo infografia da 5G Americas produzida com dados do documento “Análise das Recomendações de Espectro da UIT para a América Latina”, publicado recentemente. Não obstante, as frequências entregues no mercado brasileiro não representam nem sequer 50% do recomendado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) para um cenário de mercado baixo, e ainda menor (31,1%) para um cenário de mercado alto para o ano de 2020.

Outros países que entregaram mais de 500 MHz de espectro radioelétrico abaixo dos 3GHz para serviços móveis são Peru (554,4 MHz), México (524,9 MHz) e Uruguai (515 MHz), em maio de 2020.

A média de espectro entregue nos mercados analisados é de 392,1 MHz que se traduz em apenas 29,3% da sugestão para um cenário de mercado baixo, ou 20% para um cenário alto.

Em outro extremo, a Guatemala é o mercado com menor porção de frequências alocadas, com apenas 210,6 MHz.

Vale recordar que, em seu relatório M.2290-0, a UIT estabelece os requisitos de largura de banda de espectro para o desenvolvimento dos serviços móveis IMT-2000 (3G) e IMT-Avançada (4G) para 2020. Tais requisitos consideram um cenário e ambiente de mercado baixo e outro alto, tomando em conta fatores como densidade de usuários, duração média da seção, taxa de bits de serviço médio, mobilidade entre outros.

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas.  A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica e WOM.