Secretaria Agrária do México lança aplicativo Móvel

As tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) oferecem alternativas para ajuda aos diferentes setores da sociedade, assim como também da economia, de cada um dos países. Em particular, as tecnologias móveis apresentam uma oportunidade de realizar melhoras de maneira rápida e massiva porque são de conhecimento de grande parte da população. Entre os setores que alcançam esses benefícios está a agricultura.

A  Secretaría de Agricultura, Ganadería, Desarrollo Rural, Pesca y Alimentación (SAGARPA) do México desenvolveu o aplicativo SAGARPA PRODUCE. Que foi desenvolvido pelo Servicio de Información Agroalimentaria y Pesquera (SIAP) e é voltado para dispositivos móveis. Sua idealização foi motivada pela necessidade do governo Mexicano de apoiar os produtores e agentes envolvidos na cadeia alimentar na tomada de decisões.

O aplicativo móvel possui um menu de cinco seções que permitem ao usuário conhecer as oportunidades de plantio, comercialização, os preços domésticos e internacionais, bem como a oportunidade de entrar em contato com fornecedores de insumos. Ou seja, eles cercam os fornecedores de alternativas de acesso, munindo-os de informação fundamental para o cumprimento de suas tarefas.

O aplicativo, por exemplo, conta com a seção “Potencial Productivo”, que permite ao produtores, a partir de um mapa, saber qual cultivo lhe convém semear, de acordo com a adaptação da terra e condições climáticas da zona de interesse. Desta maneira, oferece uma ferramenta fundamental para aumentar sua produtividade e competência, além da possibilidade de acessar informações sobre quais os principais cultivos são semeados em seu município.

Por outro lado, a seção de “Precios de Productos” possibilita que o produtor conheça a cotação diária das colheitas nos principais centros do país: Ciudad de México, Guadalajara e Monterrey. Desta forma, obtém uma referência de preço a qual pode comercializar sua colheita, informação chave para poder ir ao mercado mais próximo. Neste sentido, o acesso à informação torna-se um ativo importante para os produtores, já que lhes permite decidir tanto o preço quanto momento de colocar seus produtos à venda.

O aplicativo pode ser complementado com outro que também foi desenvolvido pela Secretaria: “SAGARPA MERCADOS”, junto com “SAGARPA PRODUCE”, permite que o usuário acesse um mapa com os dados do local e contato dos produtores mais próximos à sua área de plantio. A informação fornecida pelo aplicativo é útil tanto para quem tem um produto para venda quanto para quem deseja comprar.

Por meio dos aplicativos, pode-se aproveitar o desenvolvimentos e inovação tecnológica das telecomunicações a favor das famílias que produzem os alimentos. Mas também, a plataforma serve como um meio de comunicação entre quem comercializa e quem consome produtos agrícolas ajudando a aumentar a produtividade, gerando meios de negócios para os mercados nacionais e internacionais, e possibilitando que esta atividade seja feita de forma sustentável.

Para que estes aplicativos alcancem o resultado esperado, é necessário que o Governo do México crie condições necessárias para que aumentem a adoção de serviços móveis. Estas estratégias podem facilitar o desenvolvimento de aplicativos para o acesso em zonas rurais, onde residem a maioria dos beneficiários para os quais estão destinados.

Entre as primeiras medidas tomadas, destaca-se a disponibilidade de espectro radioelétrico para a oferta de serviços móveis. Neste sentido, de acordo com o Índice da 5G Americas de Espectro Radioelétrico, o mercado móvel mexicano conta apenas com 314 MHz entregues, abaixo da média da região.

Cabe destacar que, apesar de estar abaixo da média de espectro radioelétrico entregue na região, a intenção do governo de destinar mais quantidade para estes fins para os serviços móveis é positiva. Sua inclusão possibilitará o desenvolvimento de serviços de banda larga móvel sem fio, potencializando a adoção de novas tecnologias.

É importante destacar que tecnologias como a LTE permitem estender o acesso à banda larga para setores que até o momento estavam de lado. Neste sentido, o mercado do México contou com uma penetração de serviços LTE de 8% no 1T16 de acordo com o Índice 5G Americas de Penetração LTE, que também está abaixo da média regional.

Outro ponto importante a ser considerado para aumentar o acesso à aplicativos é a disponibilidade de smartphones. Ou seja, é importante que estes dispositivos possam alcançar solidez, sendo acessível para todas as camadas da sociedade. Para levar adiantes este tipo de política é fundamental que se reduzam barreiras impostas que normalmente caem sobre estes terminais.

Estas condições são relevantes para que os aplicativos desenvolvidos pela SAGARPA possam ter maior efetividade. Ou seja, para que mais agricultores possam utilizar estes aplicativos, é necessário que levem adiante as políticas de forma clara. O desafio dentro do mercado mexicano é de aumentar as condições de acesso à banda larga móvel, potencializando dessa maneira as boas iniciativas provenientes de mercados verticais.

0 comments on “Secretaria Agrária do México lança aplicativo Móvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.