Redes 5G já estão presentes em sete países da América do Sul

Em pelo menos oito países foram realizadas demonstrações de 5G para casos de uso relacionados, principalmente, à banda larga móvel aprimorada (eMBB) e comunicações massivas do tipo máquina (mMTC).

São Paulo, 24 de fevereiro de 2022 – O desenvolvimento das redes 5G continuou na região sul-americana e em fevereiro de 2022 já existiam 14 redes 5G operacionais em sete países da região. Isso é o que aponta uma pesquisa da 5G Americas, com base em informações de órgãos reguladores, agências, operadoras e Telegeography.

As redes foram implantadas em faixas de frequência licenciadas por meio de licitações recentes (Chile e Brasil entre 2020 e 2021), mas também há casos em que os governos autorizaram mudanças nas licenças de espectro pré-existentes para permitir novos serviços sem fio (Peru e Uruguai).

Uma vez que o desenvolvimento da 5G coexiste com o funcionamento de redes 4G e anteriores, é fundamental que as administrações nacionais identifiquem faixas de frequências adequadas para o desenvolvimento dessas novas redes.

Em termos gerais, os países da América do Sul consideram o espectro das faixas de 3,5 GHz e 26 GHz como faixas de espectro para o desenvolvimento da 5G, mas no planejamento do uso do espectro, destacam-se outras faixas, como 600 MHz, 700 MHz, a Banda L, 2,3 GHz, 2,5 GHz e 28 GHz, dependendo do país.

Fabricantes de tecnologia e operadoras de rede realizaram uma variedade de testes 5G na América do Sul para demonstrar novos casos de uso que incluem: teleducação, telemedicina, redes privadas para uso industrial, comunicações multimídia em tempo real, jogoscidades inteligentes e realidade virtual. [DOWNLOAD]

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.