Programa habitacional do Chile tem app como diferencial

A incorporação de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas diferentes áreas da vida do cidadão cresce de maneira constante. Os países geram diversos programas destinados a melhorar a qualidade de vida de seus habitantes onde as novas tecnologias vêm ganhando espaço. Incorporando assim diferentes setores como o da moradia.

O Ministerio de Vivienda y Urbanismo (Minvu) do Chile desenvolveu um aplicativo que ajuda os habitantes a encontrar programas habitacionais que melhor se ajustam às suas necessidades. Denominado Minvu Conecta, o app permite às famílias escolher entre diferentes planos para conseguir um lugar para morar.

O sistema traz informações sobre processo de inscrição, datas e exigências, facilitando o acesso dos cidadãos nesta área. Desta forma, se conhece de maneira simples as possibilidades de comprar, construir ou alugar uma casa, ou para realizar reformas ou ampliação de um lugar ou próximo a ele.

O aplicativo requer que os interessados façam cadastro de uma série de dados pessoais, a fim de realizar o processo de seleção, os dados principais são e-mail e telefone. Com isso, os funcionários do ministério entram em contato e enviam informações sobre processos, datas e requisitos para participar. Em um prazo de 48h cada um dos cidadãos recebe por e-mail as possibilidades habitacionais que têm.

A partir da utilização da ferramenta, o Minvu tem a esperança de tornar a informação acessível para o cidadão, modernizar seu sistema de atenção e, ao mesmo tempo, diminuir o número de 700 mil consultas anuais que recebem os programas habitacionais. O sistema possibilita a conexão de dispositivos como celulares e tablets, facilitando dessa forma uma melhor interação com os cidadãos, gerando maior aproximação, tornando o ambiente mais amigável, direto e instantâneo.

O objetivo do app é estreitar o contato das pessoas com o ministério para que se inteirem dos vários programas de moradia que existem. Além disso, entram em contato com as ofertas disponíveis, e permite gerar um círculo virtuoso onde cada cidadão elege o que mais se adequa às suas necessidades.

Ao utilizar um aplicativo móvel disponível para smartphones, o MINVU garante uma maior acessibilidade à população. A possibilidade de conectar-se por dispositivos massivos é uma oportunidade para os habitantes, já que democratiza de maior forma a possibilidade de acessar essa informação. Além disso, ao utilizar os serviços móveis, se alcança uma maior fatia da população do que por outros meios.

Do ponto de vista do ministério, o Minvu Conecta tornou-se um instrumento que busca modernizar a gestão e a relação com os usuários, gerando melhor acessibilidade à web. Além disso, ao contar com georeferência da demanda dos habitantes, o Ministério conta com a possibilidade de ir moldando seus próprios programas para gerar melhores oportunidades para os usuários.

Assim, o app é muito produtivo para o próprio banco de dados, que contará com informações de demanda habitacional nos quesitos compra, construção, aluguel reformas. E ainda, a partir do cruzamento dos dados com outras iniciativas e investimentos do Ministério no quesito urbano-habitacional gera um mapa mais próximo da realidade do déficit qualitativo e quantitativo para projetos e investimentos.

Este conhecimento permitirá ao MINVU dispor de elementos para diagnostico que, em um futuro próximo, permitirão tomar melhores decisões em matéria de distribuição de recursos e avaliar onde se geram maiores necessidades, de acordo com as características socioeconômicas das famílias.

Como se pode observar o app conta com um benefício em via de mão dupla. Por um lado, ao se tratar de um aplicativo disponível para dispositivos móveis permite o acesso a uma maior quantidade de usuários, com dispositivos com os que estão familiarizados. Por outro, oferece ao MINVU a possibilidade de contar com dados de maneira simples, permitindo planejar futuras políticas habitacionais.

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