Imagen: Pixabay

Programa de Telessaúde do Brasil inclui também Tele Educação

O Programa Telessaúde Brasil Redes, foi implantado pelo estado de Sergipe pela Fundação Estadual de Saúde (Funes), em conjunto com a Secretaria do Estado de Saúde (SES) e com o Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma ação do governo nacional para melhorar a qualidade da atenção básica por meio de ferramentas de tecnologias da informação e comunicação (TIC).

O programa oferece condições para promover tela assistência e tele-educação, e está ativo desde 2013. Atualmente conta com conectividade integrada e com equipamentos de saúde do Núcleo Científico do Estado, que tem o desafio de implantar 250 pontos em todo o Sergipe, dos quais já foram instalados 133 pontos em 70 municípios.

Telessaúde está composto por mobília, computador, Impressora, Headset, Webcam e Internet. Busca garantir o acesso a profissionais por meio de uma plataforma virtual em que são realizadas tele consultas. Assim, cada profissional solicita apoio para um tele consultor (profissional médico, odontológico ou enfermeiro) com experiência em atenção primária na saúde.

O programa também oferece tele educação por meio de aulas web, webinários e cursos. Além disso, busca promover a melhora da qualidade na atenção básica do SUS, expressiva redução do tempo de turnos e do número de referência, fixação de profissionais da saúde em locais de difícil acesso, a flexibilidade das atenções e otimização de recursos dentro do sistema.

O Programa de Telessaúde Brasil Redes busca melhorar a qualidade de atenção no SUS, integrando educação e serviços por meio das TIC. A implementação do Programa se inicia em 2007 com o Projeto Piloto em apoio a Atenção Básica envolvendo Núcleos de Telessaúde localizados em universidades dos estados do Sergipe, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com meta de qualificar aproximadamente 2.700 equipes de Estratégia de Saúde da Família em todo o território nacional. O programa beneficia 10 milhões de usuários do SUS em todo o Brasil.

0 comments on “Programa de Telessaúde do Brasil inclui também Tele Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.