Plataforma focada no esporte feminino é criada

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) apresentam uma variedade de soluções para melhorar as condições de vida dos habitantes. Bem como para dar visibilidade às iniciativas que busquem equalizar as condições de desenvolvimento dos diversos setores da sociedade.

Nesse cenário, as atletas Alex Morgan, Sue Bird, Simone Manuel e Chloe Kim criaram a Togethxr, uma plataforma que visa amplificar a voz feminina, com foco especial na área do esporte. É uma iniciativa única no mundo que visa quebrar barreiras no setor esportivo.

O grupo de atletas que criou o aplicativo é amplamente reconhecido no esporte feminino: Morgan é bicampeã mundial do futebol, Bird tem quatro títulos WNBA e quatro medalhas de ouro olímpicas, Manuel conquistou 4 medalhas de ouro olímpicas e Kim se tornou a mais jovem atleta a conquistar o ouro olímpico no snowboard halfpipe durante os jogos de inverno de 2018.

As fundadoras esperam que a criação da Togethxr seja um marco para o esporte feminino e que possa acompanhar a mudança cultural mundial em torno da busca por maior equidade de gênero.

Os participantes da plataforma buscam aproveitar sua influência no esporte para tornar visível a situação de suas companheiras. O objetivo é aumentar a cobertura das atletas femininas na mídia e dar visibilidade às novas gerações, alcançando maior equidade na remuneração pela participação em competições.

A Togethxr realizará também a criação de conteúdo exclusivo sobre as atletas representadas nas redes sociais e nas mídias tradicionais, bem como a geração de licenças para comercialização de produtos associados às atletas. O objetivo é conscientizar as jovens atletas sobre a possibilidade de se tornarem figuras públicas por meio do esporte.

Nesse sentido, as TIC, e em particular as redes sociais, apresentam-se como uma ferramenta fundamental para ajudar a alcançar o reconhecimento. A força que essas plataformas proporcionam junto ao público jovem permite um rápido reconhecimento da realização de um trabalho adequado e de conteúdos voltados para o público.

As tecnologias móveis também atuam como um potencializador dessas estratégias. Serviços como a LTE amplamente difundidos globalmente permitem que milhões de pessoas tenham acesso às redes sociais na palma da mão, por meio da banda larga móvel e do uso de smartphones.

Essas iniciativas também prosperam em parte devido aos esforços que a indústria móvel faz diariamente no desenvolvimento e implantação de redes. Bem como nas facilidades que as autoridades dos países promovem para que essas tecnologias tenham maior adoção no país.

Entre essas alternativas está a maior disponibilidade de espectro de rádio para a indústria de serviços móveis. Além da consolidação de uma agenda com futuros concursos de espectro que permita às operadoras planejarem seus investimentos para o desenvolvimento de redes móveis.

A iniciativa Togethxr é um passo significativo no esporte para melhorar as condições de gênero. No entanto, sua implementação também requer um processo de conectividade global que permita ao público um melhor acesso ao conteúdo.