Peru disponibiliza ferramentas virtuais para obtenção da carteira de motorista

A importância da economia digital reside na sua capacidade de criar novas oportunidades econômicas, por isso é necessário realizar um trabalho em conjunto, abordando todas as frentes do país, especialmente a formação dos cidadãos através da utilização das novas tecnologias.

Nesse sentido, o governo peruano implementou a Plataforma Digital Única para Orientação ao Cidadão, que surge da necessidade de ajudar os usuários a acessar mais facilmente os trâmites e serviços do Estado. Através de um único ponto de contato, oferece serviços digitais fáceis de usar, que ajudam a cumprir seus objetivos de vida, bem como trâmites, serviços e conteúdo institucional.

A vantagem dessa ferramenta é que, de forma gratuita, é possível acessar o portal de serviços das entidades públicas a partir de seu smartphone, tablet ou computador, em qualquer momento do dia. Entre os trâmites que podem ser realizados, o Ministério de Transportes e Comunicações (MTC) disponibiliza para a cidadania o “Simulado de Perguntas”, que serve como uma ferramenta preparatória virtual e gratuita para que aqueles que desejam obter a carteira de motorista possam se preparar para a prova de conhecimentos e conseguir superá-la com sucesso na primeira tentativa.

Este simulador estará disponível 24 horas por dia e poderá ser utilizado quantas vezes for necessário. Será válido tanto para licenças de classe A (veículos) quanto de classe B (motos), permitindo escolher a categoria para a qual se deseja postular. A prova tem uma duração de 40 minutos para responder as 40 perguntas, assim como no exame oficial. Ao terminar o exame, será mostrado o resultado da simulação e será possível saber a quantidade de perguntas que você respondeu corretamente e incorretamente. É importante destacar que, durante a prova real, é necessário acertar pelo menos 35 respostas para ser aprovado.

Os temas abordados incluem as obrigações do condutor em matéria de trânsito, inspeção técnica veicular, responsabilidades do condutor e regulamentos nacionais de trânsito e veículos. Além deste simulado, o MTC elaborou um guia que contém uma grande quantidade de perguntas aplicadas no exame, juntamente com suas respostas corretas, que podem ser baixadas online.

É aqui que se deve ter clareza que os serviços de banda larga móvel se apresentam como os mais aptos para levar dados robustos e de alta velocidade à população de forma mais rápida. Sendo esse tipo de tecnologia um aliado para o completo desenvolvimento desses projetos, LTE e 5G permitem que uma grande quantidade de pessoas possa ter acesso a eles em seus dispositivos móveis.

Para potencializar esses desenvolvimentos, é necessário que as autoridades disponibilizem à indústria maiores porções de espectro radioelétrico, bem como desenvolvam agendas de futuros leilões que permitam que as operadoras planejem de forma eficiente a expansão de suas redes. Em seguida, é importante reduzir as barreiras burocráticas que pesam sobre a expansão de novas redes. A geração de uma norma única que aglutine as demandas do Estado é uma das melhores práticas internacionais, assim como a incorporação do conceito de “janela única” para trâmites.

Como se pode ver, a iniciativa levada adiante pelo Ministério de Transportes e Comunicações do Peru é muito importante para potencializar a inclusão, a educação e o acesso digital ilimitado. No entanto, precisa ser acompanhada por outras políticas que busquem aumentar o acesso à banda larga no mercado para cumprir os objetivos dessas práticas.