Paraguai adicionou 70 MHz de espectro radioelétrico para celulares em 2018

Com a licitação da banda de 700 MHz no início do ano passado, o país já atribuiu um total de 350 MHz para os serviços móveis. No entanto, de acordo com o Índice 5G Américas de Espectro Radioelétrico, Paraguai ainda está abaixo da média da América Latina, que chegou a 370 MHz em 2018.

Com a adjudicação pela Comissão Nacional de Telecomunicações de blocos totalizando 70 MHz do espectro na banda de 700 MHz em janeiro do ano passado, Paraguai aumentou o espectro radioelétrico alocado para serviços móveis de 280 MHz em 2017 para 350 MHz em 2018. De acordo com o Índice 5G Americas de Espectro Radioeléctrico, o país aumentou o espectro disponível em 25%, um dos maiores avanços regionais.

Apesar deste aumento, Paraguai ainda está abaixo da média regional de espectro radioelétrico – 370 MHz em 2018 – disponível para a tecnologia celular. O total de espectro disponível no Paraguai também está muito além do valor sugerido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). A organização projetou que 1.340 a 1.960 MHz de espectro seriam necessários até 2020, de acordo com a situação de cada mercado (Relatório ITU-RM.2290).

De acordo com o relatório da 5G Americas Análise das Recomendações de Espectro da UIT na América Latina, divulgado em setembro de 2018, vale recordar que o Paraguai ainda conta com 190 MHz de capacidade potencial na banda de 2,5 GHz, embora as autoridades ainda não agendaram a licitação desse espectro.

“Os países da América Latina devem continuar o trabalho de identificar e alocar recursos de espectro radioelétrico para oferecer os benefícios das novas tecnologias móveis para toda a população de nossa região. O setor de telecomunicações está analisando eventos no mundo inteiro com a adoção da tecnologia 5G, que requer frequências de espectro em proporções sem precedentes nas bandas de frequência baixas, médias e altas”, explicou José Otero, Diretor da 5G Americas para a América Latina e o Caribe.

0 comments on “Paraguai adicionou 70 MHz de espectro radioelétrico para celulares em 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.