O México desenvolve aplicativo para informação turística

O dia a dia das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) cobram maior presença em cada um dos setores da economia. Entre essas atividades, o Turismo se caracterizou por contar com grandes investimentos do ponto de vista de administração, automação e faturamento, assim como com questões mais simples relacionadas com a informação dos usuários.

Neste sentido, a Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT) do México desenvolveu o Mappir. Trata-se de um app móvel que tem a finalidade de sugerir aos turistas quais são os melhores destinos para escolher em suas férias. Além disso, oferece informações úteis sobre custos de viagem e áreas turísticas.

Mappir está disponível para download de forma gratuita na Play Store do Android, ainda que também possa ser acessado na própria página da SCT. Outra das formas de utilizá-lo é por meio do perfil do Facebook e do Twitter da SCT.

O aplicativo possui uma série de informações úteis para o viajante. Em primeiro lugar, permite aos usuários programar um itinerário oferecendo informação sobre distancias, trajetos percorridos, custos de passagens e combustível. Em todos os casos oferece informação oficial. Além disso, sugere rotas mais seguras com informação fornecida pela polícia.

Ao acessar o aplicativo, o usuário deve marcar o destino ao qual pretende viajar. Ali, se desenvolvem duas rotas: uma seria de cor verde, que terá como característica ser mais rápida; enquanto que a segunda será vermelha, cor que privilegiará os cursos percorridos.

Depois que o usuário traça sua rota, o aplicativo permite localizar compartimentos de ajuda, postos de gasolina, oficinas mecânicas, guindastes e serviços de emergência. Além disso, facilita a localização de cidades e pontos turísticos, como museus, sítios arqueológicos, praias certificadas e restaurantes.

A geração deste tipo de aplicativo é importante para potencializar o turismo, a informação que oferece possibilita aos usuários diferentes opções para planejar seu destino de férias, sua viagem e visitas intermediárias. Desta forma, aumenta as oportunidades também para quem vive desta indústria, através de oferecer informação sobre suas atividades.

Ou seja, o aplicativo funciona como uma via de mão dupla para o turismo: por um lado proporciona informação aos cidadãos sobre o caminho a seguir e lugares a visitar, por outro lado permite a quem vive da indústria gerar conhecimento sobre suas atrações. Ou seja, dentro de suas funcionalidades, o aplicativo oferece também oportunidades para a própria indústria.

Para que o desempenho destes aplicativos seja positivo é importante que existam esforços por parte das autoridades por estimular a adoção de conectividade na população. Uma maior quantidade de pessoas conectadas possibilita mais usuários do aplicativo e contar com turistas melhores informados. Em particular, por meio da banda larga sem fio, que com tecnologias como a LTE permitem contar com grandes coberturas de serviços de maneira mais simples.

É importante considerar que a LTE oferece aos usuários conectividade robusta e com altas velocidades de acesso. Estes benefícios, combinados com os smartphones que cada dia permitem realizar operações mais complexas, transforma a banda larga móvel em um acesso ideal para iniciativas como esta realizadas pela SCT.

Por isso, é importante que as autoridades do México realizem os esforços necessários para aumentar a penetração de banda larga móvel no mercado. Em particular, por meio da oferta de uma maior quantidade de espectro radioelétrico para esta indústria. É também importante que, como acontece neste mercado, as autoridades contem com uma agenda de futuras licitações de espectro no mercado.

Além disso, é importante que se flexibilizem as travas burocráticas que existem sobre o desenvolvimento de redes de telecomunicações. A existência de uma norma a nível nacional que regularize as demandas de cada um dos municípios é fundamental para que exista a possibilidade de planejar os desenvolvimentos das operadoras. É também necessário que os componentes de redes contem com menos impostos, reduzindo assim o custo da construção de rede e permitindo alcançar maiores coberturas de maneira mais simples.

Uma medida não menos importantes, é a redução dos impostos sobre os dispositivos móveis de acesso. Como foi explicado, os smartphones possibilitam a realização de operações complexas, além de permitir uma maior adoção do aplicativo. Neste sentido, a redução dos impostos os torna mais acessíveis, aumentando a quantidade de pessoas que podem utilizá-los.

Como pode-se observar, o aplicativo desenvolvido pelo SCT é de grande utilidade para potencializar o turismo no México. Seu uso não apenas oferece informação para a população, mas também potencializa as oportunidades dos diferentes centros turísticos. No entanto, este esforço deve ter um correlato nas opções de conectividade da população para que não apenas possa melhorar as oportunidades de sucesso do Mappir, mas também do setor.

0 comments on “O México desenvolve aplicativo para informação turística

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.