O Brasil ativa SMS para alertar sobre desastres naturais no Paraná

A implementação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) para benefícios das sociedades contam com diferentes alternativas que vão desde planos complexos de conectividade até soluções simples e focadas. Nestas últimas, encontram-se as possibilidades de gerar auxílio à população ante diferentes catástrofes.

No Brasil, por meio de uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e desastres (CENAD), o Ministério de Integração e Defesa Civil determinou que cinco municípios do Paraná poderão se cadastrar no novo sistema de alerta de riscos de inundações, temporais, perigos de desmoronamento de terra, entre outros.

O CENAD foi criado em fevereiro de 2005 como instituto encarregado de gerenciar as ações estratégias de preparação e respostas a desastres naturais no território do Brasil. É coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério de Integração Nacional. Conta com uma estrutura adaptada para gerir, monitorar e operar ante qualquer crise que aconteça no Brasil, além de contar com uma equipe composta por analistas de sistemas, engenheiros, geólogos, profissionais de meteorologia, químicos e assistentes sociais, entre outros profissionais.

A iniciativa realizada pela Anatel em conjunto com o CENAD busca que os consumidores de telefones móveis recebam um SMS de alerta ante a proximidade de um evento desta natureza. Os municípios contemplados com o serviço de alerta no momento serão: Prudentópolis (48.792 habitantes), Santo Antônio do Sudoeste (18.893 habitantes), Querência do Norte (11.729 habitantes), Rondon (8.996 habitantes) e Salto do Lontra (13.689 habitantes).

Desta forma, com a possibilidade de uma catástrofe natural, os habitantes destes municípios serão alertados por intermédio de um SMS. A expectativa é que o sistema esteja disponível para todo o país antes do final do ano. O serviço de SMS é custeado e operado por empresas de telecomunicações, sem nenhum custo para o cidadão, nem para o governo.

Para a prova piloto, será considerado um grande número de usuários de telefonia móvel que vivem nessas cidades, para isso receberão uma mensagem convocando-os: “A Defesa Civil Nacional Informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alerta de áreas de risco. Para cadastrar-se responda 41099 com o CEP de interesse”. A possibilidade de acionar o serviço é opcional. Ao final do registro, o usuário receberá uma mensagem que informa que o celular é apto para receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por meio de uma mensagem de celular.

Os órgãos de defesa civil de cada estado e município estão orientados a prover informações mais detalhadas e solucionar as dúvidas da população. Será realizada uma campanha de divulgação nos meios de comunicação destas cidades.

A iniciativa é de grande importância para cidades como estas, por acaso, em 20 cidades de Santa Catarina, onde vivem mais de 500 mil habitantes, frequentemente acontecem eventos climáticos, geralmente eventos meteorológicos com potenciais de acidentes, entre eles, vendavais, inundações, chuvas fortes e granizo. As chuvas, principalmente nas regiões do sudeste e do sul são grandes causadoras de acidentes naturais. Em 2015, por exemplo, houve uma grande inundação em Santa Catarina que resultou em mais de 100 mortes. Na região serrana do Rio de Janeiro houve uma série de deslizamentos de terra e inundações em janeiro de 2011.

Nestas circunstâncias, a possibilidade de receber um aviso a tempo pode ser crucial para reduzir não somente os danos materiais de cada um dos habitantes, mas também para salvar vidas. Então o serviço de alertas é importante em áreas onde o clima pode ocasionar diferentes complicações na vida dos habitantes.

Por outro lado, é importante que a iniciativa tenha o trabalho conjunto dos setores público e privado. A possibilidade de que ambos os setores se complementem para melhorar a qualidade de vida dos habitantes é uma notícia alentadora para este tipo de projeto. No entanto, é importante que, além da colaboração com a informação para ser enviada por SMS, existam também medidas que permitam a conectividade de serviços móveis no país.

A cobertura de serviços móveis nos municípios afetados é fundamental para que os usuários possam ter acesso aos alertas sobre o tempo de qualquer mudança climática que tenha implicância em sua vida. Por isso, é necessário que exista uma política previsível na disponibilidade de espectro radioelétrico para serviços móveis e de banda larga móvel, que permita o desenvolvimento da indústria.

Da mesma forma, é fundamental que os trâmites para o desenvolvimento de redes de telecomunicações sejam agilizados, para que a indústria possa desenvolver de maneira rápida os serviços que tenham cobertura nestes municípios. Por outro lado, é também importante que os dispositivos de acesso sejam acessíveis aos usuários, por isso é necessário que exista uma redução na carga tributária imposta nestes terminais.

Neste cenário, a iniciativa realizada no Brasil permite melhorar as condições de vida dos habitantes a partir de um aviso de alerta sobre o tempo, possibilitando que se preparem ante qualquer alteração climática. Ainda para que este tipo de medida consiga uma influência mais positiva, é necessário que os serviços móveis possam contar com uma cobertura adequada.

0 comments on “O Brasil ativa SMS para alertar sobre desastres naturais no Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.