Número de Conexões Globais 5G Acelera 66% para 1,76 Bilhão em Um Ano com a América do Norte na Liderança

• 1,76B de conexões 5G globais no final de 2023; 770M de conexões adicionais; número de conexões cresceu 66% em 2023; previsão de 7,9B até 2028;

• América do Norte: 5G representa 29% de todas as conexões sem fio; crescimento anual de 64%; 77M de novas conexões em 2023;

Bellevue, Wash. – 28 de março de 2024 – A aceleração da tecnologia 5G desencadeou um ano de crescimento de inovação sem precedentes no setor de telecomunicações sem fio. De acordo com a 5G Americas, a voz da 5G e além para as Américas, e dados da Omdia, o número de conexões 5G aumentou para 1,76 bilhão no mundo inteiro em 2023, agregando 700 milhões de conexões adicionais.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse: “O setor de telecomunicações sem fio se encontra no início de uma nova era, sustentado pela inovação, colaboração e uma visão compartilhada de um futuro conectado. Com o Acesso Fixo Sem Fio incentivando a demanda do consumidor por conexões banda larga, novos marcos tecnológicos estão criando experiências de conectividade inéditas no mundo inteiro”.

A América do Norte lidera a adoção da tecnologia e representa 29% de todas as conexões da América do Norte no final de 2023. A região também registrou crescimento muito rápido do número de conexões 5G no ano, adicionando 77 milhões de nova conexões – um aumento impressionante de 64%. O número total de conexões na América do Norte chegou a 197 milhões até o fim do ano passado.

A América Latina também registrou grandes avanços no número de conexões 4G, LTE e 5G. Até o final de 2023, a LTE registrou 582 milhões, crescimento anual de 40 milhões. A região também abraçou a revolução 5G, registrando 39 milhões de conexões usando a tecnologia até o final do ano passado e criando uma plataforma para crescer mais no futuro. “A 4G LTE ainda é a principal tecnologia da região”, disse Jose Otero, Vice-Presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe. “A cobertura 5G e número de assinantes devem crescer esse ano por vários motivos, como maior disponibilidade de celulares 5G e conclusão dos leilões de frequências”.

A Omdia apresentou a sua visão do futuro para o setor de telecomunicações durante a próxima década. Em termos globais, o número de conexões 5G deve subir rapidamente até 2028 para 7,9 bilhões. A América do Norte deve registrar impressionantes 700 milhões de conexões 5G no mesmo prazo.

Kristin Paulin, analista principal da Omdia, observou que “de acordo com a previsão, a tecnologia 5G deve atingir um marco global e representar mais que a metade das conexões globais até 2028”. A América do Norte, um dos primeiros países a adotar a tecnologia, a 5G deve representar mais de 80% das conexões”. Refletindo o crescimento exponencial da conectividade 5G, estima-se que o tráfego de dados 5G representará 76% de todo o tráfego de dados de tecnologia atingindo o marco incrível de 2,6 bilhões de TB (ou 2600 EB), com o volume total desse tráfego atingindo 3,4 TB (ou 3400 EB) até 2028.

Embora a tecnologia 5G esteja dominando as manchetes, o ecossistema da Internet das Coisas (IoT) ainda é um componente importante da revolução digital. Hoje, são 3,1 bilhões de assinaturas IoT no mundo inteiro, ao lado de 6,6 bilhões de assinaturas para smartphones. Destacando a evolução da conectividade e a interconectividade de nosso mundo digital, as previsões sugerem que até 2026, a IdC deve atingir 4,5 bilhões e os smartphones 7,4 bilhões de assinaturas.

O número global de redes instaladas destaca a forte posição da 5G em relação à 4G LTE, com a 5G contabilizando praticamente o mesmo número de redes da 4G LTE na América do Norte. Hoje, a 5G conta com 314 redes comerciais ao redor do mundo e deve atingir 450 em 2025, reflexo dos investimentos robustos em infraestrutura 5G ao redor do mundo. Confere a seguir o número de redes 5G e 4G LTE em operação ate o dia 18 de março de 2024:

5G:

  • Global: 314
  • América do Norte: 17
  • América Latina e o Caribe: 39

4G LTE:

  • Global: 714
  • América do Norte: 18
  • América Latina e o Caribe: 135

Para saber mais, acessar gráficos estatísticos e conferir uma lista de redes LTE e 5G por operadora e região, visite www.5GAmericas.org. As informações sobre assinaturas e projeções são fornecidas pela Omdia e dados sobre a implementação de redes são da 5G Americas e da TeleGeography (GlobalComm).

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Liberty Latin America, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Roger Communications, T-Mobile US, Inc., e Telefónica.