Montevidéu avança em opções para procedimentos digitais

Na busca por gerar uma cidade digital, ou uma cidade inteligente, as possibilidades de oferecer aos cidadãos a opção de realizar seus procedimentos e pagamentos por meio de uma conexão com a banda larga é um passo muito importante. Neste sentido, as tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), em particular as que estão envolvidas com a conectividade, geram uma oportunidade para o desenvolvimento destas facilidades nas cidades.

A cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, aumentou para 150 a quantidade de procedimentos que podem ser realizados pela Internet. Através do portal “Trámites y Servicios” (Procedimentos e Serviços) pode-se realizar desde pagamentos de certas contas até reservar turnos para qualquer mudança de gestão nas respectivas delegações.  Entre os principais procedimentos a serem realizados online destacam-se: o pagamento da contribuição imobiliária, o tributo domiciliar e de saneamento, e a possibilidade de consultar o calendário de pagamentos e reservar horários para realizar os procedimentos.

Todas as diligências podem ser realizadas por parte dos cidadãos de qualquer lugar que possuir conexão com a Internet. Desta forma, reduz-se o tempo que os habitantes devem utilizar para cumprir com as suas obrigações para com a cidade. Ou seja, a iniciativa está indicada para reduzir o tempo necessário para os diferentes procedimentos obrigatórios da cidade.

Outros procedimentos que podem ser desenvolvidos paralelamente são ordenamento do território e reenquadramento de veículos de outros estados, disposição e uso de elementos de publicidade, solicitação de carteirinha de manipulador de alimentos, licença para conduzir para menores de 75 anos, pedido de informações de dúvidas gerais, financiamento e refinanciamento de dívidas e pedido de provas de itens de estado civil.

A forma de utilização apresenta um funcionamento relativamente simples, os cidadãos contam com um buscador que permite identificar qual procedimento precisa realizar, ou navegando nas dez categorias que a página oferece para selecionar o tema desejado. As categorias de dividem-se em: Tributos, Atividades econômicas, Cultura, esporte e tempo livre, limpeza e meio ambiente, mobilidade, pessoas, saúde, convivência, via pública e espaços públicos, e habitação e fazendas locais. Também se classifica a informação que corresponde a cada processo ou gestão, destacando em que lugar e momento se realizam, qual é a tarifa e quais documentos devem apresentar os cidadãos.

Desta forma, embora nem todos os procedimentos possam ser enviados on-line, ao fornecer informações para os cidadãos se maximiza o tempo necessário para levá-lo adiante. Ou seja, quais estão disponíveis, qual é o procedimento, quais formulários o cidadão deve preencher e instruções prévias do que preencher conforme a nomeação. Os requerimentos que podem ser feitos através da Internet são facilmente identificados porque possuem um ícone azul celeste à esquerda.

Além de permitir realizar gestões e pagar determinadas taxas, o portal possibilita acessar serviços de informação geográfica como o mapa do trajeto e paradas de ônibus. Ele também fornece informações sobre mapas e colheita para reciclagem, quadro de avisos de alocações e carteiras de compra.

A incorporação de novos procedimentos de digitalização fortifica a estratégia de Cidade Digital que desenvolve o Município de Montevidéu. Particularmente porque trata-se de uma medida que gera maior aceitação junto aos cidadãos, tanto que reduz o tempo que devem destinar a realizar procedimentos ou afrontar os compromissos com as autoridades. Situação que resulta em uma maior qualidade de vida dos habitantes.

Para que estes procedimentos possam ser realizados com eficiência por parte dos habitantes é fundamental que a cidade conte com serviços de banda larga que funcionem de forma excelente. Ou seja, os esforços da administração municipal darão maiores frutos conforme aumentar a oportunidade dos cidadãos de acessar os serviços de banda larga.

Os serviços da banda larga móvel também são um fator transformador que gera possibilidades para os habitantes e é um serviço oferecido de maneira simples. Já que facilitam a oportunidade de realizar estes pagamentos indiferentemente do lugar onde se encontram. Assim sendo, a partir dos smartphones podem realizar operações mais complexas, permitindo também aos usuários aproveitamento para realizar seus procedimentos municipais.

É importante destacar que, de acordo com o último “Índice 5G Americas de Penetração LTE na América Latina (2T 2016)”, o Uruguai é o mercado que lidera este ranking com uma penetração de 62,3%. O mercado está muito acima da média regional, que é de 14,8%. Em outras palavras, o mercado conta com uma penetração importante de serviços de banda larga móvel de última geração.

Neste cenário é importante que se aumentem as opções de acesso aos habitantes, para poder alcançar uma penetração ainda maior. Portanto, que possibilite uma maior competitividade nos serviços de banda larga móvel, principalmente por meio do acesso equivalente ao espectro radioelétrico para reduzir ainda mais as exclusões de acesso. Em outras palavras, a iniciativa do município de Montevidéu é uma alternativa positiva no impulso da cidade digital, mas deve seguir sendo respaldada por meio de incentivos à adoção da banda larga para a população.

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