Ministério da Economia de El Salvador estimula a criação de jogos de vídeo

Existem múltiplos trabalhos realizados na busca pela incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) para beneficiar as sociedades, entre eles, está a possibilidades das autoridades de estimular o desenvolvimento de aplicativos. Entre as diferentes plataformas estão as relacionadas com o entretenimento.

Em El Salvador, o Ministério da Economia, através da chamada PIXELS, fornece financiamento para profissionais de animação, videogame e conteúdo audiovisual para jovens empreendedores daquele país. O objetivo é estimular o desenvolvimento, desenvolvimento e comercialização deste tipo de produtos.

A iniciativa funciona como uma aposta do país que contribui e viabiliza a criação de novas empresas e novos produtos com características inovadoras e tecnológicas. Além disso, é uma vantagem para a juventude criativa salvadorenha para desenvolverem-se enquanto pessoas, profissionais ou empresários, que somam ao crescimento econômico e social.

PIXELS funciona como um concurso anual que premia projetos relacionados com o entretenimento audiovisual, como estratégia para incentivar o desenvolvimento e consolidação das indústrias criativas. Além de estimular esta indústria, busca formalizar sua participação em mercados estrangeiros, além de tornar visível oportunidades de trabalho e de negócio que apresentam ao redor destas indústrias.

O consórcio conta com duas variantes tradicionais e pro. A primeira conta como objetivo incentivar as novas gerações na busca e adoção das indústrias criativas de forma profissional e como um modelo de negócios; está disponível para grupos de 4 jovens de mais de 15 anos de idade.

Tanto que a versão Pro do concurso permite melhorar a qualidade das produções de quem ganhar o concurso tradicional, para criar séries, videogames, curta-metragens e / ou longas-metragens que possibilitem licenciamento, contratação de distribuição, produção, etc. Seu objetivo é promover a cadeia de valor do setor, além de promover a criação e formalização de empresas relacionadas às indústrias criativas, e incentivar o desenvolvimento de protótipos comerciais de animações digitais, audiovisuais e de videogame.

Uma das empresas vencedoras: Três ArtMedia, que participaram do concurso em 2014, desenvolveram o videogame “Agartha the hidden land”. É um jogo do gênero corredor sem fim (corredor infinito), atualmente disponível na plataforma IOS e destinado a todas as idades. A empresa colocou o jogo na Apple Store em 2016, obtendo vários downloads principalmente dos Estados Unidos e Canadá, e alguns países europeus como Itália, Holanda e França.

A mesma empresa ganhou o prêmio PIXELS em 2016 com o videogame “Shinobi spirit of war”. Este foi criado para o sistema operacional Android e participou do Screenshake de feiras de videogame na Bélgica e da Game Developers Conference em San Francisco. Além disso, esses empreendedores criaram o “Robô 4Z”, um videogame com o qual ganharam sua estadia e orientação em Barcelona; sendo o único país estrangeiro escolhido para desenvolver sua ideia através do Game BCN. Uma iniciativa promovida pelo Instituto Catalão de Empresas Culturais da Generalitat de Catalunya, o Instituto de Cultura de Barcelona e o Canodrom, Creative Research Park.

 

O desenvolvimento deste tipo de iniciativa pelo governo de El Salvador constitui uma oportunidade interessante para a inserção do mercado na economia digital. A possibilidade de criar produtos digitais que permitam aos empreendedores acessar a concorrência global é importante não apenas para a economia do país, mas também para estimular a criação de um setor de conteúdo local que gere emprego.

Para aproveitar esse crescimento, é importante que as autoridades gerem as condições necessárias para estimular o crescimento do mercado digital local. Em particular, que procura estimular a conectividade dos habitantes do país, em especial os serviços de banda larga móvel, que representam a oportunidade de gerar um mercado interno mais amplo.

Neste contexto, é necessário que as autoridades desenvolvam políticas para aumentar a quantidade de espectro de radiofrequências atribuída aos serviços de banda larga móvel. Além da geração de uma agenda que permita às operadoras antecipar futuros lances de espectro e, assim, implantar novas tecnologias de maneira mais ordenada.

Também é importante que uma maior flexibilidade regulatória seja gerada ao se implantar redes de telecomunicações. A possibilidade de ter um padrão de abrangência nacional, que agrega demandas municipais, permite que a indústria melhore os tempos de implantação de rede e otimize sua cobertura. No mesmo sentido, é necessário reduzir as cargas tributárias que pesam sobre os componentes da rede, permitindo uma implantação mais ágil.

Os incentivos fiscais também devem contemplar o acesso, a oportunidade de tornar os aparelhos mais acessíveis é importante para aumentar a penetração na população. Mais terminais econômicos permitem que uma parte maior da população tenha acesso a novos desenvolvimentos digitais.

Como você pode ver, competições como os PIXELS funcionam como importantes incentivos para melhorar as oportunidades de consolidação de um mercado digital. Embora o trabalho das autoridades deva contemplar também o incentivo à conectividade no mercado.

0 comments on “Ministério da Economia de El Salvador estimula a criação de jogos de vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.