México implanta um plano de educação a distância de primeiro e segundo graus para adultos.

Entre os diferentes objetivos perseguidos pelos Estados em relação à educação está o de elevar o número de alfabetizados. Nesse sentido, além dos programas que buscam combater a evasão escolar, há aqueles que visam ajudar os cidadãos a concluírem seus estudos, principalmente para aqueles que os abandonaram prematuramente.

Nesse sentido, o Instituto de Educação de Adultos (INEA) do México criou o programa educacional Volta às Aulas. O objetivo é utilizar as Tecnologias da Informação e da Comunicação, além da televisão e do rádio, para levar conteúdos educacionais aos alunos. Pessoas com 15 anos ou mais que desejam iniciar, continuar ou concluir o ensino fundamental ou médio, podem acessar o Modelo de Educação para a Vida e o Trabalho (MEVyT) na modalidade a distância.

O MEVyT  (Modelo Educación para la Vida y el Trabajo) online é uma ferramenta digital do INEA destinada aos novos aluno e já ativos, e está disponível para a Educação Básica, com o objetivo de mantê los saudáveis e oferecer-lhes a opção de dar continuidade a sua educação durante a emergência de saúde decretada pelas autoridades sanitárias, em decorrência da pandemia da COVID-19. O MEVyT online é composto por módulos para que cada aluno estude e valide sua aprendizagem até a conclusão para obter o certificado digital de estudos.

O INEA também disponibiliza a modalidade MEVyT Virtual aos interessados. Módulos para download são oferecidos e podem ser armazenados em dispositivos eletrônicos para estudar em um computador, mesmo sem conexão com a internet.

A modalidade de acesso gratuito também está disponível no portal do INEA. São módulos que podem ser revistos via web, para consulta dos especialistas e público em geral. Dessa forma, os documentos podem ser armazenados em dispositivos eletrônicos, ferramenta que permite aos interessados ​​saber como funciona o MEVyT e eventualmente candidatar-se como docente.

O plano prevê que os professores que não possuam e-mail institucional recebam um e-mail com cadastros escolares personalizados. O corpo docente também receberá aconselhamento digital online por meio da Rede de Instrutores-Conselheiros-Alunos em todo o país. Essas redes serão integradas com os treinadores, conselheiros, professores e famílias e contribuirão para promover a continuidade educacional. Por meio dessa assessoria online, serão atendidos tanto os professores que cursam os módulos de forma online, virtual e impresso; Os consultores receberão treinamento por meio de computadores, telefones fixos e celulares, mídias sociais e serviço postal.

Para a execução desse plano, serão instalados Postos de Atendimento à Distância em todo o país. Lá os professores, por e-mail ou telefone, poderão receber orientações para a realização dos procedimentos de inscrição, além de esclarecer dúvidas sobre o seu processo educacional e realizar o credenciamento e certificação de seus conhecimentos.

Esta iniciativa é importante para atingir o objetivo principal das autoridades de aumentar o número de habitantes alfabetizados. Neste sentido, é importante que venha acompanhado de uma política que visa aumentar o acesso à banda larga no mercado, principalmente a banda larga móvel, que pelas suas características permite uma maior cobertura.

Nesse sentido, políticas que busquem aumentar a penetração de tecnologias como LTE ou 5G são necessárias para aumentar o número de alunos que possam ter acesso a esse forma de educação. A oportunidade de aproveitar a extensão para áreas distantes dos centros urbanos pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar uma parcela maior da população na conclusão de seus estudos.