México implanta plano para terminar o ensino médio online

Entre as vantagens que a inclusão das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) representa na educação está a possibilidade de oferecer ensino à distância. Medidas como esta são desenvolvidas geralmente por universidades, ainda que existam casos onde também se incluem outros níveis educativos.

No México, a Secretaria da Educação Pública (SEP) desenvolveu sua primeira convocação de 2017 para que os alunos ingressem na modalidade de bacharelado modo online, que está aberto para aqueles que estão para concluir o ensino médio ou já têm certificado deste nível. Chamado de Prepa en Línea SEP  (Prepara Online Setembro), ele busca o fornecimento e capacidade de acabar com este gap da educação virtualmente.

Trata-se de uma opção que permite ao estudante acessar seus cursos por meio da Internet de forma gratuita. Os cursos são realizados a nível nacional e possuem validade oficial. O plano de estudos conta com 23 módulos – cada um com duração de um mês, mais os períodos de recesso ou regularização correspondente, assim pode-se obter o certificado de bacharelado em um período estimado de 2 anos e 4 meses.

O aluno pode participar do Prepa en Línea de qualquer dispositivo que ofereça conexão com a Internet. Assim mesmo, a plataforma está disponível 24 horas, 365 dias por ano, o que permite estabelecer o horário do estudo mais adequado, em conformidade com a disponibilidade de tempo de cada estudante. O modelo inclui tutores e facilitadores que fazem parte de comunidades colaborativas de aprendizagem para gerar uma comunicação que tenha sincronia e falta de sincronia através do uso de redes sociais e conferencias na sala de aula.

Quanto aos facilitadores, tratam-se de profissionais que dominam e estruturam os materiais didáticos para facilitar as experiencias de aprendizagem significativa, de forma autônoma e colaborativa. Entre suas funções destacam-se as de guiar o estudante na construção do conhecimento, estimular o desenvolvimento de habilidades para aprender a ser, aprender a conhecer, e aprender a colaborar, vigiar os avanços escolares de cada estudante, oferecer retroalimentação de acordo com o desempenho demonstrado, e valorizar o avanço na mudança das competências.

No entanto os tutores têm como objetivo apoiar o estudante no processo de adaptação ao modelo de aprendizagem. Dessa forma buscam mudar a integração, permanência e regresso de cada um dos alunos. Entre suas funções sobressaem: conhecer a situação individual de cada estudante, identificar problemas de aproveitamento, motivação a socialização, identificar suas áreas de interesse, oferecer orientação educativa e administrativa, contribuir na realização de suas metas acadêmicas e de vida, fomentar a comunicação com o Facilitador e entre estudantes.

A iniciativa também conta com materiais educativos e biblioteca escolar disponível virtualmente é passível de download para seu estudo fora do programa. A existência de conteúdo é de grande importância para o programa, já que permite orientar os alunos no estudo e facilitar o acesso simples e gratuito aos materiais. Outra das vantagens é a existência de grupos escolares integrados por comunidades virtuais de aprendizagem que permite um avanço em conjunto de diferentes materiais didáticos, assim como a contenção de maneira colaborativa por parte dos próprios alunos.

O objetivo geral do programa é ampliar as oportunidades educativas com qualidade e equidade, ainda também conta com outros propósitos específicos como o de ampliar a matrícula, oferecer estudos de bacharelado online para jovens que por necessidades sociais, econômicas ou de trabalho e de outra índole não podem participar do sistema presencial. Também pretende-se desenvolver um modelo educativo online que permita uma elevada eficiência terminal, desta maneira os estudantes desenvolvem competências, habilidades, conhecimentos e atitudes que lhes permitam contar com uma formação para a vida, para o trabalho ou para dar continuidade à sua trajetória educativa.

A iniciativa é de grande ajuda para aumentar a inclusão educativa do México, em particular para incentivar o ingresso de pessoas que vivem distantes dos centros educativos ou cujos horários de trabalho lhes permita assistir. No entanto, é necessário que existam trabalhos coordenados com outras áreas do Estado que garantam a conectividade da maior quantidade da população possível.

Em outras palavras, para que o programa Prepa em Línea tenha efeitos positivos na cidadania é necessário garantir o acesso à Internet para uma maior quantidade de cidadãos. Neste sentido, a banda larga sem fio apresenta-se como uma oportunidade para alcançar cobertura de maneira rápida e eficiente, em particular por meio de uma tecnologia que permita grandes velocidades de acesso como a LTE.

Neste sentido, e para poder chegar a uma grande quantidade de usuários de forma rápida com banda larga sem fio é fundamental que as administrações considerem a disponibilidade de espectro radioelétrico para isto. O acesso a maior quantidade de espectro radioelétrico possibilitará uma melhor qualidade de serviços, com velocidades ótimas. Da mesma maneira, é importante que se reduzam os processos burocráticos no momento de desenvolver redes, já que permitirá às operadoras o desenvolvimento de forma mais eficiente, que traduzam em serviços mais acessíveis.

Como pode-se observar, a iniciativa de Prepa em Línea confirma uma grande oportunidade para aumentar a quantidade de cidadãos com acesso a um título de educação secundária, melhorando dessa maneira as oportunidades e condições desses habitantes. No entanto, para que esta tenha um desempenho positivo, é necessário que exista um trabalho conjunto com o setor de telecomunicações, para possibilitar dessa maneira uma maior cobertura de internet que permita maior potencial de aluno nesta modalidade.

0 comments on “México implanta plano para terminar o ensino médio online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.