Meu aplicativo na Argentina exibirá prova de vacinação contra Covid-19

A possibilidade de abertura na pós-pandemia se deve, em grande medida, pelo setor de saúde, principalmente aos esforços associados à vacinação. A partir dessa medida, muitos países passaram a abrir suas fronteiras ao turismo, favorecendo a entrada de quem tem o esquema de vacinação completo.

Nesse sentido, o governo da Argentina anunciou que os cidadãos contarão com o comprovante de vacinação no aplicativo Minha Argentina. Da mesma forma, os argentinos que foram vacinados no exterior com vacinas pré-qualificadas pela Organização Mundial da Saúde podem solicitar a comprovação de seu pedido ao Ministério da Saúde da Nação por meio do mesmo requerimento.

Desta forma, eles poderão ter o certificado digital em seu telefone, levando-o para qualquer lugar e podendo comprovar sua vacinação. Mesmo quando viajarem para fora do país, poderão demonstrar às autoridades competentes que seu esquema vacinal está completo, cumprindo assim com os requisitos de saúde de diferentes países em todo o mundo.

O aplicativo permitirá que os argentinos vacinados no exterior validem sua vacinação internamente. As pessoas que se vacinaram em testes clínicos poderão realizar o mesmo procedimento através de requerimento no Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde destaca a importância desta iniciativa de diferentes formas, por um lado, permite conhecer a informação de todas as pessoas que foram vacinadas, podendo preencher dados estatísticos sobre o número de vacinados no país, e por outro os cidadãos poderão contar com um certificado que abre portas mundo afora.

No caso de pessoas que foram vacinadas no exterior, contar com o comprovante de vacinação no celular é muito importante, já que na Argentina existem medidas de saúde que exigem a vacinação para determinadas atividades recreativas, esportivas e turísticas.

Para realizar este procedimento, aqueles que foram vacinados fora do país, devem acessar o aplicativo na seção “Meus Procedimentos” e iniciar o processo de autorização. Enquanto quem for vacinado no país terá a prova automaticamente.

Pessoas que foram vacinadas no exterior devem apresentar declaração juramentada para comprovar o ato. Para tal, devem inserir as seguintes informações no formulário: Documento Nacional de Identidade (DNI); sexo de acordo com o DNI; nome, dose, lote da vacina recebida, data, estabelecimento, país e cidade onde foi aplicada. Quando estes dados forem preenchidos, será enviado por e-mail um recibo de que o processo foi iniciado e posteriormente será validado no próprio app.

Os serviços móveis desempenharam um papel importante no processo de vacinação na Argentina, muitos aplicativos foram desenvolvidos por agências provinciais para que a população se inscrevesse para a vacinação. Essas mesmas aplicações disponibilizaram datas e locais para receber a vacina, de acordo com a área de residência de cada pessoa.

Para incentivar essas e outras iniciativas relacionadas é necessário que as autoridades trabalhem em conjunto para melhorar o acesso aos serviços móveis. Principalmente em tecnologias como LTE e 5G, que permitirão aumentar o número de serviços, melhorando a velocidade de acesso e permitindo a inclusão de uma parcela maior da população.

Nesse sentido, tornam-se importantes as políticas que vêm sendo realizadas em relação a maior parte do espectro radioelétrico destinado ao setor de telecomunicações móveis. Bem como a geração de uma legislação nacional única que reúna as demandas dos diversos níveis do Estado.