Mercados verticais potencializam produtividade através de serviços 5G

O novo relatório da 5G Américas “Usos da 5G em mercados verticais na América Latina e no Caribe” descreve a variedade de aplicações que os serviços móveis oferecem aos diversos setores da economia da região. Bem como a importância das autoridades gerarem condições para a implantação da 5G no mercado.

São Paulo, 08 de maio de 2024 – A implantação de serviços de banda larga móvel na América Latina e no Caribe abre oportunidades para que diferentes segmentos da economia aumentem o seu crescimento. A aplicação da 5G associada a diferentes tecnologias complementares como o big data ou a Internet das Coisas (IoT) são potenciadores da produtividade econômica, conforme descrito no estudo “Usos da 5G em mercados verticais na América Latina e no Caribe” publicado hoje pela 5G Americas.

O estudo analisa a aplicação dos serviços de banda larga móvel em setores como indústria, mineração, agronegócio, varejo, saúde, governo eletrônico e educação, bem como o potencial que a 5G representa para que essas verticais possam melhorar suas condições produtivas. Da mesma forma, são levadas em consideração as estratégias digitais implementadas em cada um dos países e as aplicações das redes privadas nos diferentes setores.

“A América Latina está trabalhando na inclusão digital de suas sociedades e no aumento da digitalização nos processos produtivos e nos setores governamentais com o objetivo de que os serviços 5G apresentem uma oportunidade para a região avançar de forma mais rápida e eficiente”, explicou José Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e Caribe.

O estudo realiza, ainda, uma análise sobre a utilização de redes móveis 5G para a oferta FWA (acesso fixo sem fios). Destaca que melhorias na velocidade de transmissão e na capacidade de dados permitem otimizar a oferta em ambientes rurais e distantes dos grandes centros urbanos. A tecnologia surge como uma alternativa confiável nas áreas onde os serviços de fibra não têm cobertura ou onde sua implantação não é economicamente viável.

O White Paper “Usos da 5G em mercados verticais na América Latina e no Caribe” pode ser baixado aqui.

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Liberty Latin America, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Roger Communications, T-Mobile US, Inc., e Telefónica.