Leilão de espectro radioelétrico em El Salvador deve acelerar inovação e adoção de novas tecnologias

O Leilão, agendado para abril de 2019, oferece 14 blocos de espectro radioelétrico nas bandas de 1,9 GHz e 1,7/2,1 GHz (AWS). O leilão também inclui “tetos de espectro”, limitando cada operadora à aquisição de um máximo de 4 blocos.

De todos os países da América Latina, El Salvador alocou um dos menores níveis de espectro radioelétrico para serviços móveis. De acordo com o Índice 5G Américas de Espectro Radioelétrico, os 250 MHz alocados no país representam aproximadamente 70% da média regional de 370 MHz em fevereiro de 2019, e está muito abaixo dos 1960 MHz recomendadas para serviços móveis, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT).

A escassez de espectro radioelétrico apresenta vários riscos, como o “congestionamento” de redes com o crescente volume de tráfego móvel, ou a desaceleração em áreas como inovação ou adoção e implementação de novas tecnologias.

O edital do leilão foi publicado em fevereiro pela Superintendência Geral de Eletricidade e Telecomunicações (SIGET), oferecendo 140 MHz de novo espectro. Deste espectro, 20 MHz (2 blocos) se encontram na banda de 1,9 GHz e 120 MHz (12 blocos) na banda de 1,7/2,1 GHz (AWS) e sua extensão.

A 5G Americas vê como positivo processes como este para a alocação de espectro, por que permitem usar tecnologias como agregação de portadores, que podem usar blocos de até 100 MHz para oferecer velocidades de transmissão de dados acima de 300 Mbps. No entanto, a decisão de reter ou não alocar blocos de espetro radioelétrico pode prejudicar o desenvolvimento do mercado, possivelmente atrasando o uso comercial deste ativo no futuro.

Cada operadora precisa de acesso a um volume maior de espectro radioelétrico para facilitar a implementação da tecnologia 5G, que será essencial para a transformação digital do país através do crescimento da Internet das Coisas. Através da crescente implementação de dispositivos conectados, a intenção é de apoiar o crescimento e ampliar a eficiência dos setores produtivos de El Salvador.

0 comments on “Leilão de espectro radioelétrico em El Salvador deve acelerar inovação e adoção de novas tecnologias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.