IFT lança um microsite com dados de infraestrutura e digitalização municipal

A digitalização representa uma oportunidade para transformar as condições de vida dos habitantes. As tecnologias e plataformas digitais estão cada vez mais importantes para enfrentar desafios globais, responder a requisitos e criar novas oportunidades de emprego, abertura de mercados, ampliação do acesso ao financiamento, melhoria da eficiência e transparência.

No entanto, a lacuna digital continua aguda e está se tornando um problema constante para o desenvolvimento dos países. Hospitais, escolas e governos, também é notável que as empresas não podem funcionar eficazmente sem ferramentas digitais adequadas, o que limita o crescimento e as oportunidades.

De acordo com os indicadores do Instituto Federal de Telecomunicações (IFT) do México, que refletem a provisão de infraestrutura de serviços fixos de telecomunicações e o grau de digitalização nos municípios, um total de 74 municípios não têm redes terrestres, dos quais 68 têm pelo menos um município vizinho com a presença de pelo menos um operador principal.

Ter essas informações torna-se um ativo importante não apenas para que o regulador possa tomar decisões sobre incentivar investimentos em telecomunicações, mas também para que a indústria possa identificar onde existem maiores oportunidades de crescimento. Ter dados precisos sobre o desenvolvimento da digitalização no país torna-se um ativo importante.

Além disso, por meio dessa iniciativa, o governo do México busca aumentar as oportunidades de envolvimento dos cidadãos, fechando a lacuna digital existente, mantendo-os constantemente atualizados e conectados para potencializar muitas de suas estratégias governamentais. Para isso, é necessário investir tempo e recursos no uso de banda larga sem fio em áreas rurais ou remotas.

A ajuda para alcançar essas metas pode vir de tecnologias como LTE e 5G. Devido às suas características robustas e alta velocidade de transmissão de dados, elas se tornam necessárias para conectar áreas remotas. Da mesma forma, melhora a quantidade de informações disponíveis para as autoridades, dando um passo fundamental em direção às cidades inteligentes.

Para que o México avance efetivamente na evolução das novas tecnologias, é necessário que as autoridades implementem políticas que busquem incentivar a indústria de telecomunicações, especialmente estimulando o investimento em banda larga móvel. Deve-se disponibilizar à indústria uma maior quantidade de espectro radioelétrico, além de criar uma agenda com futuros investimentos para que a indústria possa planejar de forma eficiente os futuros desenvolvimentos.

Também é necessário reduzir as burocracias relacionadas ao desenvolvimento de redes de telecomunicações. Em outras palavras, facilitar o desenvolvimento de novas tecnologias reduzindo as exigências do Estado é um passo necessário para aumentar a cobertura e gerar um impacto real na população. Além disso, a indústria tem mais certeza sobre o papel necessário para iniciar a construção de uma nova rede, o que reduz o tempo de implementação.

No mesmo sentido, a redução da carga tributária sobre a indústria de telecomunicações é necessária para aumentar a cobertura das redes. Se aplicada aos componentes da rede, permite que os operadores alcancem novas áreas de serviço de forma eficiente. Se essas reduções forem aplicadas aos dispositivos de acesso, permitem que um número maior de usuários acesse os serviços, aumentando o alcance das novas tecnologias.

Por fim, é importante ressaltar que o microsite fornece informações relevantes e importantes para o design e implementação de políticas públicas focadas em promover a implantação de infraestrutura do lado da demanda, tanto na oferta quanto na adoção e uso de serviços.