Honduras desenvolve plataforma online para tomada de decisões no manejo da água

O desenvolvimento de plataformas web permite às autoridades dos diferentes países alternativas para recolher e divulgar informação. Desde anúncios sobre ações de governo, até realização de trâmites, incluindo dados necessários para a tomada de decisões sobre questões estratégicas e vitais como é o caso da água.

A este respeito, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (MiAmbiente +) de Honduras, em conjunto com o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), e o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), implantaram a primeira plataforma online com informações sobre o potencial dos recursos hídricos do país. O objetivo da iniciativa é oferecer informações confiáveis para a tomada de decisão sobre gestão de recursos hídricos.

A plataforma Água de Honduras possui informação confiável sobre 1.344 micro-contas dos departamentos do Copán, Intibucá, Lempira, La Paz, Ocotepeque e Santa Bárbara. Além disso, combina métodos científicos, informação sobre clima, hidrométrica, delimitações hidrográficas, selos, coberturas vegetais, demandas de água e tecnologia digital.

Assim, consegue oferecer à população informação confiável, ágil e gratuita sobre o curso da água, o que permite tomar melhores decisões em seu manejo em micro-contas subsequências e contas. Esses espelhos d’água são enquadrados dentro das leis e programas governamentais relacionados ao setor de água, como a Lei Geral de Recursos Hídricos, o Plano Diretor de Água, Floresta e Solo, e o Plano de Visão Nacional e de Países.

Por meio do sistema de planejamento hídrico que foi desenvolvido pelo CIAT, a população pode conhecer a quantidade de água disponível a nível mensal, as demandas de água por setor econômico e atividade em cada micro conta, a magnitude dos déficits e excessos hídricos por setor e época do ano. Por sua vez, também permite saber os efeitos que causa a mudança climática no balanço hídrico ou efeitos que gera a quantidade de água em solo.

Por meio desta plataforma as autoridades dos diferentes estados do governo poderão planejar de maneira mais eficiente seus investimentos, para poder conservar a água e melhorar o acesso á água potável e irrigação. Superando dessa forma os vazios que existem sobre a informação de recursos hídricos.

A plataforma possibilita também conhecer os diferentes parâmetros de qualidade de água e por sua vez podem comparar com padrões a nível nacional defendendo assim o estado de qualidade da água das fontes para diferentes propósitos. Assim, quem se encarrega de tomar decisões pode definir cenários de uso da água, mudança climática ou de uso do solo com o objetivo de determinar seus impactos em recurso hídrico e saber de que magnitude são os excessos e déficits hídricos pela época do ano.

Embora as autoridades são as que podem utilizar da aplicação de forma produtiva para planejar seus investimentos, a plataforma está disponível na web para todo o público, ainda que dentro dela existam apps que requerem um processo de registro, dada a importância a nível de veracidade da informação que pode ser administrada na plataforma. Em outras palavras, está disponível para qualquer pessoa interessada na situação hídrica do país.

Por sua vez, a plataforma está disponível para acesso com navegadores e com apps para dispositivos móveis. É importante reconhecer que os serviços de banda larga móvel se apresentam como oportunidade para aumentar a quantidade de pessoas que podem acessar a plataforma, já que por suas características permitem incluir uma maior quantidade aos cidadãos. Neste sentido, tecnologias como a LTE permitem oferecer altas velocidades com conectividade robusta.

0 comments on “Honduras desenvolve plataforma online para tomada de decisões no manejo da água

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *