Haiti tem plataforma para agilizar a busca de empregos

O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) é um fator importante para melhorar as condições de vida dos países. Essas soluções tornam-se uma ferramenta fundamental para impulsionar diferentes setores produtivos e simplificar a vida das pessoas.

Nesse sentido, foi lançada no Haiti a plataforma Caribejob, onde empresas e organizações podem encontrar e atrair os melhores candidatos para vagas com o portal de busca e publicação do primeiro emprego. Isso foi realizado pela startup Caribe Technologies, focando exclusivamente nas condições do mercado haitiano.

O objetivo do aplicativo é permitir que profissionais qualificados encontrem oportunidades de trabalho variadas de acordo com seu perfil profissional. A plataforma faz com que as empresas locais possam contar com um número maior de candidatos, reduzindo assim os custos de contratação.

Além disso, a plataforma busca ajudar talentos haitianos a encontrar oportunidades de trabalho remotas em empresas de tecnologia e software em todo o mundo. Isso a torna uma ferramenta muito relevante para engenheiros, desenvolvedores de software, redatores, profissionais de marketing e gerentes de projeto qualificados e treinados remotamente.

Por outro lado, o aplicativo busca melhorar a inclusão do mercado na nova economia digital global. Nesse sentido, busca que os profissionais haitianos possam adquirir experiências massivas das empresas mais inovadoras do mundo para tornar o ecossistema digital do país mais competitivo.

A plataforma possui uma função de busca de empregos que é alimentada por Inteligência Artificial (IA). Dessa forma, quando uma empresa divulga uma vaga de emprego, a Caribejob publica automaticamente no Google for Jobs e em sua rede de parceiros para garantir a publicação em locais onde as pessoas costumam procurar emprego como: Google, Facebook, LinkedIn e muitos outros.

As principais características da plataforma são:

  • Quadro de empregos: onde são publicadas as oportunidades de emprego locais e remotas, principalmente relacionadas com as TIC.
  • Marketing de recrutamento – onde as organizações podem alcançar milhares de candidatos a empregos com o painel de empregos, o Google for Jobs e a rede de afiliados Caribejob.
  • Recursos e Comunidade para quem busca emprego: oferecendo os recursos de que os profissionais precisam, tanto para estudantes, recém-formados quanto para novos empreendedores.

A iniciativa é um grande impulso para que a mão de obra qualificada haitiana prospere tanto no país quanto no exterior. Porém, é necessária uma política que busque ampliar o acesso à banda larga no mercado, para que, desta forma, uma parcela maior da população possa ter acesso a esses benefícios.

As tecnologias de banda larga móvel, como LTE e 5G, apresentam-se como uma boa oportunidade para garantir uma ampla cobertura de forma mais rápida e eficiente. Por isso é necessário que as autoridades adotem políticas de estímulo à indústria para o desenvolvimento dessas tecnologias. Neste sentido, tornam-se importantes as iniciativas que visam aumentar a quantidade de espectro radioelétrico destinado ao setor de telecomunicações, bem como a geração de uma agenda para futuras licitações que garantam previsibilidade de investimentos à indústria.

Por outro lado, é necessário reduzir os entraves burocráticos que existem na implantação da infraestrutura dos serviços de telecomunicações. É preciso implementar uma regulamentação que reúna as diferentes demandas do Estado, bem como um trâmite único para os procedimentos necessários.

Um aplicativo com o intuito de simplificar a busca de emprego além de garantir a divulgação e vagas do setor privado é de extrema importância para o Haiti, embora deva vir acompanhada de uma estratégia que amplie o acesso à banda larga móvel para gerar melhores resultados.