Governo do Equador aproveita conectividade para se aproximar dos cidadãos

A implementação de programas de e-governo apresenta diversas oportunidades para que as autoridades dos países sejam mais sensíveis às condições de vida dos seus habitantes, ao mesmo tempo que aumenta a transparência, proporcionando maior conectividade em todo o território.

Neste sentido, por meio da Estratégia Equador Digital, o Ministério de Telecomunicações e da Sociedade de Informação (MINTEL) entregou os primeiros 100 pontos Wi-Fi instalados no país e lançou o Portal Único de Trâmites dos Cidadãos www.gob.ec . Ambas as iniciativas têm como objetivo melhorar as condições e se aproximar dos habitantes com as autoridades do país, e são parte do roteiro que o país segue para a transformação digital.

A Estratégia Digital do Equador consiste em três programas: Equador conectado, Equador eficiente e cibersegurança, e Equador inovador e competitivo. Seu objetivo é contribuir para a transformação digital de instituições públicas e diferentes setores da economia, permitindo o aumento da produtividade e competitividade das empresas.

Neste cenário, a implementação de pontos WiFi permite trazer conectividade para áreas rurais e longe dos grandes centros urbanos. Seu objetivo é levar conectividade para todo o país, por isso o MINTEL procura impedir que qualquer cidadão fique fora dos benefícios da Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Os 100 pontos oferecem conexão gratuita à Internet estão disponíveis em todo o país e fazem parte do programa Ecuador Connected. O objetivo desta iniciativa é atingir 98% de todas as freguesias com ligação a um serviço de voz ou dados. O desafio do Governo de Todos é chegar ao ano 2021 com 1.450 pontos WiFi em todo o país.

Este processo de conectividade é acompanhado pelo lançamento do portal www.gob.ec. O objetivo desta iniciativa é que os cidadãos possam acessar informações detalhadas sobre todos os procedimentos do Estado e conduzi-los on-line. Sua implementação faz parte do programa Equador Eficiente.

Entre outros objetivos, a Gob.ec busca aumentar a eficiência na economia e garantir a segurança jurídica. O portal usa software livre baseado nas melhores práticas internacionais. No portal, você pode acessar documentos para apresentar e seus custos. Além disso, em muitos casos, você pode iniciar ou fazer um processo on-line completo.

O portal também permite que os cidadãos acessem os regulamentos, leis e decretos emitidos pelo Estado. Também possui um catálogo de onde os moradores podem pesquisar e baixar os textos. Bem como um diretório institucional que possibilita o acesso rápido às dependências do governo central.

Outro benefício do portal para os habitantes é o acesso a dados abertos. Por meio de uma API que alinha a iniciativa governamental de Open Data com o objetivo de fortalecer as atividades de transparência, participação cidadã e geração de valor por meio da inovação.

Essas iniciativas permitem que os cidadãos tenham mais facilidades, ao mesmo tempo em que os aproximam de suas relações com as autoridades. Eles também fornecem ao governo a possibilidade de aumentar sua transparência, fortalecendo a ligação com os moradores e melhorando as condições do governo.

No entanto, para que todos esses benefícios sejam traduzidos de forma eficiente, é necessário que as autoridades do Equador reforcem a conectividade no mercado. Embora os hotspots WiFi apresentem uma possibilidade de acesso, as tecnologias de banda larga móvel são uma ferramenta que aumentaria essa oportunidade para um maior número de usuários, já que por suas características eles podem atingir grande cobertura de forma mais rápida, eficiente e barata.

Nesse contexto, tecnologias como a LTE e, no futuro próximo a 5G

Para que estas iniciativas funcionem de forma eficiente, é necessário que sejam adotadas políticas para aumentar a quantidade de espectro de radiofrequência alocada aos serviços de banda larga móvel. Também é necessário gerar uma agenda que permita que as operadoras tenham previsibilidade sobre as futuras licitações, o que permite que as operadoras planejem com eficiência suas implantações de rede.

É também necessário diminuir os obstáculos burocráticos que existem na implantação de redes de telecomunicações, em particular nas antenas de serviço móvel. Ter um padrão que reúna as demandas das diversas agências do Estado na implantação de redes é necessário para que as operadoras planejem de forma eficiente a implantação dos mesmos. permitirão que a população tenha acesso robusto e de alta velocidade capaz de suportar os benefícios do portal. Além disso, do ponto de vista das autoridades, a implementação da Internet das Coisas (IoT) permitirá inúmeros dispositivos conectados que fornecerão informações instantaneamente de diferentes pontos da cidade, tomando decisões em tempo real.

Por outro lado, também é importante reduzir as cargas tributárias que pesam sobre os terminais de acesso. Essa medida permite que esses dispositivos sejam mais acessíveis, para que um maior número de usuários possa acessá-los.

Como se pode ver, a iniciativa levada a cabo pelas autoridades do Equador é positiva para que a população possa melhorar sua relação com as autoridades. No entanto, deve fazer esforços semelhantes para aumentar a conectividade para estar mais perto do sucesso dessa medida.

0 comments on “Governo do Equador aproveita conectividade para se aproximar dos cidadãos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.