Equador apoia a transformação empresarial através da Nuvem

A transformação digital e a implementação de novas tecnologias são tendências presentes na maioria dos países latino-americanos. Essa mudança de mentalidade necessita de uma estratégia que proporcione maior facilidade de acesso à banda larga, bem como esforços na preparação da população para enfrentar os desafios trazidos pela nova implementação de soluções tecnológicas.

Nesse contexto, o governo do Equador está apoiando a transformação digital das empresas por meio do evento chamado “Empresas à Nuvem”, no qual foi enfatizado o valor e a importância dessa solução tecnológica, seu papel na transformação digital e seu impacto na economia.

Esse evento foi realizado por iniciativa liderada pela Câmara de Inovação e Tecnologia Equatoriana (CITEC) e pela Amazon Web Services (AWS), com o apoio indispensável do Ministério de Telecomunicações e da Sociedade da Informação (MINTEL) e do Comitê Empresarial Equatoriano (CEE). Também reuniu autoridades do setor, empresários de diferentes indústrias e sociedade civil, compartilhando conteúdos, treinamentos e ferramentas digitais com o objetivo de capacitar as empresas e seus funcionários com conhecimentos e habilidades em nuvem, inovação e melhores práticas.

Com este projeto, pretende-se capacitar gratuitamente mais de 20 mil pessoas em todo o território equatoriano até o final de 2024, ajudando-as a serem mais ágeis, eficientes e competitivas nacional e internacionalmente.

É importante destacar que a nuvem é uma tecnologia que consiste no acesso a recursos de computação pela internet, sem a necessidade de instalá-los ou mantê-los nos dispositivos próprios. Ela oferece diferentes tipos de soluções que permitem armazenar, gerenciar e trabalhar com informações, proporcionando muitos benefícios às empresas, independentemente de seu tamanho ou setor.

Essa tecnologia reduz os custos operacionais, eliminando a necessidade de investir em hardware e software, além de permitir economia de energia, espaço e mão de obra técnica. A flexibilidade também faz parte dos benefícios, pois permite adaptação rápida às mudanças de mercado ou demandas dos clientes, aumentando ou diminuindo a capacidade dos recursos de computação com apenas um clique, sem perder eficiência ou qualidade.

A segurança e a confiabilidade desempenham um papel importante ao proteger informações sensíveis contra ameaças externas, como vírus, hackers ou ciberataques. Além de garantir a disponibilidade total dos serviços, evitando interrupções ou perdas de informações, permite cumprir as normativas legais em vigor em relação à proteção de dados e privacidade.

Ademais, a capacidade de acessar e compartilhar informações de forma rápida e segura de qualquer localização facilita a interação entre equipes e departamentos das empresas, mesmo que estejam geograficamente dispersos.

É evidente que essa é uma opção muito vantajosa para qualquer empresa que deseje melhorar sua competitividade e produtividade. Projetos desse tipo são de grande auxílio para a modernização de todo um país, possibilitando serviços mais ágeis e melhores práticas de trabalho.

Para o desenvolvimento desses projetos, é crucial contar com o apoio do governo na implementação de tecnologias como LTE e 5G. Portanto, é importante desenvolver políticas voltadas para aumentar a adoção dessas tecnologias, como maior disponibilidade de espectro móvel para a indústria de banda larga móvel ou a criação de uma agenda com futuros leilões de espectro.