Entre as medidas que ajudam a incorporar as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no desenvolvimento dos países, a inclusão de carreiras universitárias que promoveram esta matéria está entre as mais importantes. Assim, a possibilidade de que os mais jovens possam se formar em carreiras relacionadas com as novas tecnologias aumentam as oportunidades de crescimento dos países em inúmeros aspectos.

Em El Salvador, o Ministerio de Educación (MINED), através da Dirección Nacional de Educación Superior e coordinación con el Clúster de TIC, entregou para seis instituições e educação superior (IES) a aprovação de três novas carreiras relacionadas com as TIC, para sua correspondente autorização e registro. Em outras palavras, gerou três novas carreiras relacionadas com esta temática.

Estas carreiras são: engenharia em desenvolvimento de Software, Engenharia em manejo e gestão de base de dados, e Engenharia em Desenvolvimento de videogames. O objetivo da IES é aumentar as oportunidades dos jovens para estarem preparados para um novo futuro de trabalho, contando com as ferramentas necessárias para os mercados do futuro.

As universidades que estão autorizadas a oferecer estas novas carreiras são Universidad Francisco Gavidia (UFG), Universidad de Oriente (UNIVO), Universidad Católica de El Salvador (UNICAES), Universidad Gerardo Barrios (UGB), Escuela Especializada en Ingeniería ITCA-FEPADE e Universidad Tecnológica (UTEC). Que iniciarão a oferta acadêmica a partir de janeiro de 2018.

Para realizar este projeto fez-se um trabalho conjunto da IES com o setor privado relacionado às TIC e as diferentes universidades que oferecem a carreira. Estes colaboram também com o desenho curricular das novas carreiras em educação superior com o objetivo de assegurar o sucesso profissional dos estudantes de educação superior e fortalecer suas oportunidades no mercado de trabalho.

A agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) participou do lançamento dessas carreiras através do seu projeto de educação superior para o crescimento econômico. O projeto tem como objetivo avançar sobre as alianças entre o setor produtivo e as instituições de educação superior de El Salvador para criar programas educativos de acordo com a demanda existente dos setores produtivos, contribuir para o desenvolvimento da indústria, promover o crescimento econômico e promover o desenvolvimento social.

Carreiras deste tipo são de alta importância para o desenvolvimento de uma indústria local relacionada com as TIC. A geração de profissionais do setor possibilitará ao país transformar-se em um polo tecnológico a nível regional, melhorando dessa forma suas oportunidades de crescimento. Estas carreiras contribuem também de forma significativa na criação de um mercado digital a nível nacional, potencializando assim as possibilidades de findar a exclusão digital.

A oportunidade de contar com uma maior oferta acadêmica universitária para carreiras relacionadas com as TIC é também um incentivo indireto para que os jovens se voltem a este tipo de carreira. No entanto, do ponto de vista educativo deve ser aprovado desde as bases; em outras palavras, devem gerar nos níveis primários e secundários as condições necessárias para que os jovens cheguem o mais próximo possível das TIC e da educação superior.

Neste sentido, é de extrema importância que as autoridades regulatórias do setor TIC gerem as condições necessárias para aumentar a penetração dos serviços de conectividade no mercado. A geração de condições para o desenvolvimento de banda larga móvel é também uma medida que deve acompanhar a implementação deste tipo de carreira, já que contribui para gerar maiores desenvolvimentos das TIC no mercado.

A disponibilidade de espectro radioelétrico é uma das medidas necessárias para potencializar o mercado de banda larga móvel. A possibilidade de que a indústria de telecomunicações conte com maior quantidade deste bem é fundamental para que exista uma adequada evolução dos acessos. Da mesma forma, cobra importância que existam facilidades para que as operadoras possam desenvolver de maneira eficiente as redes, redução das barreiras regulatórias são de vital importância para poder aumentar a conectividade no mercado.

Assim, a redução das barreiras impostas sobre os terminais de acesso e os componentes de infraestrutura são fundamentais para potencializar o crescimento da banda larga móvel. É de particular importância o caso dos dispositivos para os usuários finais, já que sua acessibilidade possibilita um aumento na penetração e no acesso à banda larga.

Como pode-se observar, a inclusão de carreiras universitárias relacionadas com as TIC é de grande importância para aumentar as capacidades de desenvolvimento de um mercado digital em El Salvador. No entanto, estes tipos de iniciativa devem ser acompanhados por aquelas que busquem potencializar o ingresso da população a conectividade e, fundamental, a banda larga móvel sem fio, potencializando dessa maneira familiarização da população com as novas tecnologias.