Docentes da Colômbia participam do encontro virtual Educa Digital

A capacitação do corpo docente está entre as iniciativas que funcionam para melhorar os diferentes projetos que incluem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. Tratam-se de ferramentas que foram ganhando importância dentro das experiências que buscavam incorporar maior tecnologia no ensino.

Neste contexto a Colômbia realizou um encontro com mais de 9 mil docentes, chamado de primeiro encontro virtual Educa Digital, organizado pelo Ministério de Tecnologias da Informação e das Comunicações (MinTIC), Computadores para Educar e do Ministério da Educação. Ali foram selecionados os nove melhores projetos apresentados pelos professores para incorporar as TIC na educação.

O encontro teve duração de dois dias e contou com a participação de professores de todas as regiões do país.. Estes professores acompanharam o evento de seus próprios municípios e cidades através da transmissão do Digital Virtual Educa 2016, um espaço onde eles construíram o diálogo e a troca de experiências sobre o uso e a adoção de jogos educativos digitais como ferramenta de ensino em sala de aula. Os professores também puderam se conectar a partir de seus locais de ensino e dos quiosques Vive Digital.

Entre os temas tratados no Educa Digital sobressaíram mudança climática, antropológica e a cultura digital. Muito deles por meio de jogos educativos. Durante os dois dias, além disso, forma tratados temas relacionados com sustentabilidade ambiental e TIC, aprendizagem e jogos, os quais somaram a participação de conferencias nacionais e internacionais de interesse e atualidade, que fortaleceram os conhecimentos dos mestres sobre o potencial das ferramentas TIC para a educação.

Durante a realização do evento houve mais de 30 mil acessos na plataforma virtual. Também, as hashtags #EducaDigital e #ATarefaÉDivertirse foram tendência nacionais, com mais de 400 contas do Twitter promovendo o evento nas redes sociais. Além disso, tiveram espectadores dos Estados Unidos, Itália, Canadá, Chile e Porto Rico.

A capacitação dos docentes para guiar os alunos na utilização das TIC em educação é um dos maiores desafios que enfrentam os planos de conectividade na região. A possibilidade é dotar os mestres de ferramentas para que possam aproveitar ao máximo o potencial tecnológico, dos quais o acesso é um dos alvos mais procurados dentro de tais programas. Daí a importância desses eventos.

No entanto, para que eventos como este tenham um maior alcance junto ao corpo docente de todo o país, é importante que exista uma boa conectividade. As redes de banda larga são fundamentais para poder contar com um acesso ao evento que possibilite aos docentes que gostariam de estar lá acompanhá-lo de maneira estável e participativa.

Nesse aspecto, faz-se necessário destacar a importância das redes de banda larga móvel, em particular para poder oferecer acesso às áreas distantes dos grandes centros urbanos, remotos ou rurais, onde não chegam as redes cabeadas. Neste cenário, é importante que as administrações gerem condições para facilitar o acesso ao espectro radioelétrico, aumentando desta forma o desenvolvimento de redes de banda larga móvel.

Concluindo, é importante que este tipo de iniciativa busque melhorar a incorporação das TIC no corpo docente com uma abordagem multe setorial. Assim, é essencial que, para além do campo educacional exista planejamento por parte das administrações do ponto de vista da conectividade, a fim de implementar os cursos de forma eficiente para todos os beneficiários.

0 comments on “Docentes da Colômbia participam do encontro virtual Educa Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.