Desenvolvimento eficaz da 5G na América Latina e no Caribe exigirá compartilhamento voluntário de infraestrutura

Novo relatório da 5G Americas destaca que, para melhorar as condições de cobertura dos serviços 5G, é importante que as autoridades implementem políticas que incentivem o compartilhamento voluntário de infraestrutura.

São Paulo, 14 de novembro de 2023 – O desdobramento dos serviços de banda larga móvel na América Latina e no Caribe apresenta desafios para as autoridades ao aumentar a cobertura em áreas rurais e distantes dos grandes centros urbanos. O compartilhamento voluntário de infraestrutura passiva e ativa é uma ferramenta das políticas a serem implementadas nos países da região, como explica o relatório “Modelos Inovadores no Compartilhamento de Infraestrutura” publicado hoje pela 5G Americas.

O estudo considera que o compartilhamento voluntário de infraestrutura é uma ferramenta positiva para levar acesso a áreas rurais e vilarejos distantes dos grandes centros urbanos. Ele permite levar conectividade para locais que anteriormente não eram atendidos, com boa qualidade de serviços e alta velocidade de dados, possibilitando o desenvolvimento de diversas verticais e serviços oferecidos pelo Estado, como educação, saúde e segurança.

“Além de medidas como a criação de uma agenda que permita à indústria planejar a expansão de suas redes, a redução das barreiras burocráticas que pesam sobre sua implementação, bem como o conceito de janela única para procedimentos, é importante que as autoridades da região considerem o compartilhamento voluntário de infraestrutura ativa e passiva”, explicou José Otero, vice-presidente para a América Latina e o Caribe da 5G Americas.

O estudo oferece uma conceitualização das diferentes modalidades de compartilhamento de infraestrutura, levando em consideração seus benefícios. Além disso, são analisadas as experiências na região, em mercados como Brasil, Chile, Colômbia e Peru. Também são considerados outros exemplos globais, como Dinamarca, Finlândia e Reino Unido. [DESCARGA]

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Liberty Latin America, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Roger Communications, T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.