Desenvolvem app em Porto Rico para ajudar pessoas alérgicas ou asmáticas

A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no setor da saúde apresenta diferentes arestas, desde iniciativas de planos nacionais realizadas pelo Estado, até pequenos esforços privados. Neste sentido, as aplicações móveis transformam-se em iniciativas interessantes para melhorar a qualidade de vida dos habitantes quando tratam-se de doenças particulares.

Neste sentido, lançou-se em Porto Rico um app que busca ajudar pessoas a reconhecer facilmente os fatores desencadeantes de sua asma ou alergia. Esta foi desenvolvida pela “Estación de Aeroalérgenos de San Juan del Recinto de Ciencias Médicas” (RCM) da “Universidad de Puerto Rico (UPR), com a colaboração da “Facultad de Ingeniería de la Universidad Politécnica”, e leva o nome de “Desencadenantes Tropicales del Exterior de Asma y Alergias” (TOTAAL App na sigla em inglês).

O aplicativo permite que pessoas em Porto Rico tenham alergias relacionadas a pólens e esporos fúngicos que desencadeiam reações nos olhos (conjuntivite alérgica), nariz (rinite alérgica), pele (urticária, dermatite atópica ou eczema), ou com asma, correlacionar suas alergias e asma com os níveis de esporos e pólens fúngicos em San Juan, Porto Rico. Prevenindo possíveis ataques dessa maneira.

O app pode ser baixado gratuitamente e gera ao usuário informação em tempo real do nível de esporos de fungos e pólen de Porto Rico. A plataforma informa especificamente esporos de fungos, pólen de árvores, grama ou ervas daninhas mais comuns no ar de Porto Rico. Esta informação vem da Estação, que é credenciada pela Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (San Juan AAAAI) e está localizada no Laboratório de Micologia da RCM School of Medicine.

O desenvolvimento deste tipo de app é de suma importância para melhorar as condições de saúde dos habitantes. Sua implantação confirma um auxílio aos esforços do estado na busca pela melhoria da saúde pública, já que oferece ao usuário informação crítica para que sua vida se desenvolva com maior tranquilidade. Assim, a etapa preventiva é da mais importante do setor de saúde, já que evita complicações aos pacientes e melhora os custos deles no futuro.

Estas iniciativas são necessárias em todos os mercados, e seria desejável que pudesse replicar de maneira simples em outros países melhorando dessa forma as condições de vida de uma maior quantidade de habitantes na região. Assim, seu desenvolvimento a nível internacional permitirá a expansão de um mercado digital dentro de Porto Rico, melhorando também outros setores na ilha.

Para que esta iniciativa tenha um melhor desempenho é também importante que as autoridades criem condições necessárias para seu sucesso. Ou seja, que se realizem os esforços para aumentar a quantidade de pessoas conectadas a serviços de banda larga móvel, situação que redunda em maiores usuários da aplicação.

Neste sentido, tecnologias como a LTE e as redes 5G serão de grande ajuda para aumentar a quantidade de pessoas conectadas. Pensando em um futuro imediato, é também interessante a oportunidade de crescimento que o app apresenta, aproveitando o desenvolvimento de Internet das Coisas (IoT), já que poderá incorporar uma maior quantidade de sensores que poderá oferecer informação sobre a atmosfera em tempo real e melhorar assim as possibilidades de prevenção.

Para realizar este tipo de iniciativa é importante que as autoridades permitam ao setor de telecomunicações, em particular para a banda larga móvel, contar com maior capacidade de espectro radioelétrico. É também necessário que exista uma agenda das futuras licitações, o que possibilita à indústria planejar os próximos desenvolvimentos.

Por sua vez, é necessário que se flexibilizem as demandas das autoridades locais no momento de desenvolver redes de comunicações. Muitas vezes, as autoridades municipais requerem uma série de tramites que termina entorpecendo a construção de novas tecnologias. Para evitar este tipo de contratempo é necessário que exista uma norma a nível nacional que unifique as demandas regionais, permitindo assim maior previsibilidade para a indústria.

Por sua vez, é importante que exista uma redução de impostos sobre os componentes de rede e terminais de acesso. No primeiro dos casos, ajuda a indústria conseguir melhores coberturas de maneira mais rápida. Tanto contar com dispositivos mais acessíveis que facilita a aquisição das populações aumentando a penetração do serviço e fazendo crescer a quantidade de beneficiados com o app.

Como se observa, o app desenvolvido em Porto Rico transforma-se em uma oportunidade para as pessoas com padecimentos associados às vias respiratórias. Assim, confirma uma importante ajuda para o sistema de saúde do ponto de vista preventivo. No entanto é importante que as autoridades trabalhem também em aumentar a conectividade para potencializar seu sucesso.

0 comments on “Desenvolvem app em Porto Rico para ajudar pessoas alérgicas ou asmáticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.