Departamento Florestal da Jamaica lança aplicativo móvel para rastrear árvores plantadas

O uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para melhorar as condições de vida dos habitantes de um país tem diferentes vertentes, da saúde à educação, passando pela indústria e pelo comércio eletrônico. Da mesma forma, a tecnologia pode ser uma ferramenta fundamental no cuidado com o meio ambiente.

Nesse sentido, o Departamento Florestal da Jamaica lançou o aplicativo móvel “876Trees”, que permite rastrear o número de mudas que são plantadas. Dessa forma, há o controle de como o país está avançando no objetivo da Iniciativa Nacional de Plantio de Árvores (NTPI, na sigla em inglês) que tem como meta 3 milhões de árvores. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente tanto para Android quanto para iOS.

Esta iniciativa teve início em outubro de 2019 com o objetivo de mitigar os efeitos das alterações climáticas. A intenção é que cada habitante da Jamaica plante uma árvore. O aplicativo gratuito fornece ao NTPI informações críticas de plantio e manutenção, permitindo que todas as árvores plantadas sejam rastreadas.

Através do 876Trees o NTPI poderá ter um melhor registro das árvores que foram plantadas, podendo enviar aos usuários informações de manutenção para garantir que as mudas sobrevivam e prosperem. Para isso, o app conta com a função de Chat com especialistas do Departamento Florestal.

A iniciativa nacional de plantio de árvores terminará no final de 2022, no entanto, o Departamento Florestal pretende engajar mais o público até lá. É importante esclarecer que foram disponibilizadas até 10 mudas à disposição da população para retirada gratuita, estas foram especialmente escolhidas de acordo com o ambiente para que possam florescer no País

Dessa forma, a iniciativa, iniciada em 2019, ajuda o reflorestamento do país e combate a poluição. No entanto, precisa ser acompanhada de outras estratégias que busquem aumentar o acesso da população aos serviços de banda larga móvel, para que possam contar com os benefícios proporcionados pelo aplicativo.

Nesse sentido, tecnologias como LTE e 5G permitem que os usuários tenham alta velocidade e acesso robusto aos dados. É importante então que sejam implantadas políticas que sirvam para estimular o desenvolvimento dessas tecnologias no mercado.

Nesse sentido, é necessário que a indústria de serviços móveis contem com maiores facilidades de acesso ao espectro radioelétrico para poder implantar as tecnologias mais avançadas. Da mesma forma, é importante que as autoridades jamaicanas criem um agenda com futuros leilões de espectro para que as operadoras possam planejar com eficiência os investimentos em novas redes.

Da mesma forma, é necessário reduzir os entraves burocráticos existentes na implantação das redes de telecomunicações fixas e móveis. É importante que haja uma regulamentação única que reúna as diferentes demandas dos órgãos estaduais, bem como a geração de uma única janela de procedimentos para as operadoras. Ambas as medidas fazem parte das melhores práticas internacionais para estimular o desenvolvimento dessas redes.

O aplicativo desenvolvido pelo Departamento Florestal é importante para acompanhar sua iniciativa de arborização que busca estimular a participação da população. No entanto, deve ser acompanhada de outras políticas que busquem estimular o acesso à banda larga móvel no país, a fim de melhorar as chances de sucesso dessas estratégias ambientais.