Crescimento global em adoção da 5G

  • São 298 milhões de conexões globais 5G no 1T21
  • Praticamente três vezes mais conexões 5G adicionados em 2021 em comparação com 2020
  • 172 redes comerciais 5G já em operação

BELLEVUE, Washington, 24 de junho de 2021 – A corrida para assinantes adotarem a quinta geração de tecnologias sem fio (“5G”) esquentou significantemente, tendo em vista que o número global de conexões 5G no 1T21 foi de 298 milhões, de acordo com a 5G Americas, a associação setorial e voz da 5G e LTE para as Américas.

No trimestre passado, a 5G Americas reportou que, de acordo com dados da Omdia, a 5G havia atingido a marca de 401 milhões de conexões até o final de 2020. A Omdia subsequentemente revisou esse número quando recebeu informações mais precisas de um dos maiores países da região da Ásia-Pacífico. O número de conexões divulgado para a América do Norte, América Latina e Caribe não sofreu grandes revisões.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse: “Todos os índices mostram cada vez mais interesse na tecnologia 5G e crescente adoção da tecnologia, mantendo o crescimento do número de redes, conexões, dispositivos e ampliação de cobertura. As estimativas foram ajustadas para contemplar novas informações, mas de modo geral a 5G mantém sua trajetória de crescimento através de novas aplicações e casos de uso tanto para o consumidor como para o setor corporativo.”

Os dados atualizados da Omdia revelam que a 5G adicionou 79 milhões de conexões globais entre o 4T20 e 1T21, o que representa uma adoção 2,5 vezes mais rápida que a registrada durante o crescimento dos assinantes 4G LTE. Os avanços na vacinação contra a Covid-19 e a normalização dos padrões de trabalho estão paulatinamente reduzindo os impactos da pandemia global e apoiando as projeções de crescimento para a 5G em 2021, que deve praticamente triplicar o número de conexões em relação ao agregado em 2020, para atingir 633 milhões de conexões globais até o final do ano.

Além disso, de acordo com dados da TeleGeography, nove redes 5G foram ativadas durante o 1T21, totalizando agora 172 redes 5G no muno inteiro. De acordo com as previsões atuais, este número deve aumentar para 273 até o final de 2021 e 313 até o final de 2023. A disponibilidade de dispositivos 5G também está crescendo rapidamente, com 511 dispositivos 5G no mercado até junho de 2021, de acordo com a Associação Global de Fornecedores Móveis (Global Mobile Suppliers Association – GSA).

Em termos regionais, os dados da Omdia revelam 28,6 milhões de conexões 5G e 502 milhões de conexões LTE na América do Norte até o final do 1T21, representando 43% de crescimento trimestral para a 5G e 1% de crescimento trimestral para a LTE. Essas porcentagens representam 8,6 milhões e 3 milhões de novas conexões para a 5G e a LTE, respectivamente. Kristin Paulin, analista da Omdia, observou que: “Hoje, os EUA estão liderando o crescimento da 5G na América do Norte. As maiores operadoras já oferecem cobertura no país inteiro e estão dando incentivos para acelerar o crescimento da tecnologia. A adoção das bandas C no início do ano que vem também deve fortalecer as ofertas 5G”.

Após sua estreia esse ano nos mercados da América Latina e do Caribe, a 5G mantém seu ritmo de crescimento com 1697 novas conexões no 1T21. A LTE ainda lidera o mercado de tecnologia celular sem fio com 20 milhões de novas assinaturas durante o 1T21, ou 4% de crescimento trimestre.

De acordo com José Otero, Vice-Presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe, “Os assinantes nos mercados móveis da América Latina continuam migrando para redes banda larga mais avançadas e a 4G ainda apresenta crescimento rápido nessa região, tirando participação de mercado das tecnologias 2G e 3G. Esse crescimento foi acompanhado por políticas governamentais que pretendem ampliar a cobertura das redes 4G. Em breve, o mercado deve oferecer banda larga fixa sem fio através da 5G como uma solução para oferecer conectividade mais rápida em áreas rurais e suburbanas.”

As projeções da Omdia para a 5G e 4G LTE ainda são positivas, prevendo 4,6 bilhões de conexões 5G globais até 2026. Destas, a América do Norte deve representar 512 milhões de conexões e a América Latina e Caribe 277 milhões de conexões.

A tabela a seguir apresenta o número de redes usando tecnologias 4G e 5G em junho de 2021:

Global: 

  • 5G: 172
  • 4G LTE: 687

América do Norte: 

  • 5G: 10
  • 4G LTE: 20

 América Latina e o Caribe:

  • 5G: 13
  • LTE: 125

*Fonte: TeleGeography and 5G Americas

Para saber mais e visualizar uma série de gráficos estatísticos sobre a família de tecnologias 3GPP, além de uma lista de redes LTE e 5G por operadora e região, visite www.5GAamericas.org. As informações sobre assinaturas e projeções são fornecidas pela Omdia e os dados sobre a implementação de redes são da TeleGeography (GlobalComm).

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware e WOM.

Contatos:

Alessandra Custódio | alessandra.custodio@brechazero.com.br 

Atendimento à Imprensa e Marketing para a 5G Americas

+55 11 9.95156-6697

Mariana Guedes | comunicacao@5gamericas.org 

Estratégia e coordenação de Comunicação e Marketing para a 5G Americas

+55 11 9.9896-5313