Consumo de internet móvel por celular no Brasil é majoritariamente feminino

Porém, ocupação de cargos no setor ainda é amplamente masculina

São Paulo, 17 de maio de 2021 – Infografia da 5G Americas, associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações, traz um apanhado sobre a questão de gênero no mercado de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) brasileiro, abordando o consumo de internet móvel por celular, mercado de trabalho setorial e ocupações.

O Brasil é composto por 51% de mulheres, são 108,2 milhões de brasileiras na população total. Porém, somente 43% estão empregadas e, quando falamos sobre o setor TIC, esse número é ainda menor, somente 37% dos cargos em empresas do setor são compostos por mulheres. De acordo com o vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e Caribe, José Otero, para nos aproximarmos de uma sociedade mais equilibrada social e economicamente, é preciso promover iniciativas que aumentem a presença de mulheres no mercado de trabalho. Acreditamos que ao promover a inclusão dessa e de outras minorias no setor TIC estamos trabalhando para que o setor reflita a realidade da sociedade brasileira, que é constituída majoritariamente por mulheres”.

Um número positivo é de que o consumo de internet pelo celular é maior entre mulheres (63%). As mulheres também buscam mais informações sobre produtos e serviços, e sobre saúde e serviços de saúde na internet em comparação aos homens (54%), e realizam mais pesquisas sobre saúde e serviços de saúde na internet (51%).   [Download]

*Os dados para a infografia foram extraídos de estudos de mercado e agência reguladora especificados na infografia.

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas.  A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware e WOM.