Conexões globais 5G alcançam quase dois bilhões

  • As conexões globais 5G atingiram quase 2 bilhões no primeiro trimestre de 2024, com 185 milhões de novas adições; Projetadas para chegar a 7,7 bilhões até 2028.
  • A adoção da 5G na América do Norte é 32% de todas as conexões celulares sem fio, dobrando a média global; crescimento de 11% com 22 milhões de novas conexões.

São Paulo, 02 de julho de 2024 – A indústria de telecomunicações sem fio experimentou mais um trimestre de forte expansão e avanço tecnológico, impulsionada pelo progresso incessante da tecnologia 5G. No primeiro trimestre de 2024, a adoção global de conexões 5G continuou em ascensão, atingindo quase dois bilhões com a adição de 185 milhões de novas conexões, de acordo com dados da 5G Americas e Omdia.

Chris Pearson, presidente da 5G Americas, afirmou: “O setor de tecnologia sem fio continua a demonstrar sua força e importância através da rápida adoção e crescimento global robusto. A América do Norte permanece na vanguarda da implementação da 5G”.

A América do Norte lidera a adoção da 5G, com conexões 5G na região representando 32% de todas as conexões celulares sem fio. A região experimentou um crescimento saudável no primeiro trimestre, adicionando 22 milhões de novas conexões às redes das operadoras. No primeiro trimestre de 2024, as conexões 5G na América do Norte totalizaram 220 milhões.

No último trimestre, a América Latina também testemunhou um crescimento sólido nas conexões 4G LTE e 5G, adicionando oito milhões de novas conexões LTE para um total de 591 milhões em toda a região. Além disso, a região continua a adotar a revolução 5G com nove milhões de novas conexões, alcançando um total de 48 milhões de conexões. As assinaturas 4G LTE continuam expressivas em toda a região, mesmo com o crescimento da disponibilidade de aparelhos e espectro 5G.

“A 5G continua acelerando à medida que um número crescente de operadoras que oferecem a tecnologia continuam a expandir a cobertura de suas redes em áreas urbanas e suburbanas, enquanto a 4G continua sua presença em áreas rurais e remotas, ajudando os governos a cumprir suas metas nacionais de conectividade”, disse José Otero, vice-presidente para América Latina e Caribe da 5G Americas.

Olhando para o futuro, as previsões da Omdia apresentam um panorama do cenário de telecomunicações esperado para a próxima década. As conexões globais 5G estão projetadas para alcançar 7,7 bilhões até 2028, com a América do Norte projetando impressionantes 700 milhões de conexões 5G no mesmo ano.

A principal analista da Omdia, Kristin Paulin, destaca: “A América do Norte está se transformando rapidamente em uma região com, essencialmente, LTE e 5G, uma vez que a maior parte das companhias de comunicação já encerrou suas redes legadas. Além disso, a vasta cobertura 5G e dispositivos em faixas variadas de preços ajudam a impulsionar a adoção da tecnologia. De acordo com as previsões, espera-se que, no futuro, a IoT tenha um papel maior na condução da adoção da 5G”.

O ecossistema da Internet das Coisas (IoT) continuará sendo um componente fundamental da revolução digital. Atualmente, as assinaturas globais de IoT estão em 3,3 bilhões, complementadas por 6,7 bilhões de assinaturas de smartphones. As previsões sugerem que as assinaturas de IoT alcançarão 5 bilhões, enquanto as assinaturas de smartphones chegarão a 8 bilhões até 2028, destacando a natureza evolutiva da conectividade e a interconexão do nosso mundo digital.

Globalmente, o número de redes 5G implantadas ultrapassou o ritmo das implantações de redes 4G LTE no mesmo ponto do ciclo tecnológico. Há quase tantas implantações de 5G na América do Norte quanto redes 4G LTE. Atualmente, existem 316 redes 5G comerciais em todo o mundo, um número que deve crescer com os investimentos significativos contínuos na infraestrutura 5G mundial. O número de implantações de redes 5G e 4G LTE em 17 de junho de 2024 está resumido abaixo:

5G:

• Global: 316

• América do Norte: 17

• América Latina e Caribe: 40

4G LTE:

• Global: 712

• América do Norte: 18

• América Latina e Caribe: 134

Visite www.5GAmericas.org para mais informações, gráficos estatísticos e uma lista de implantações LTE e 5G por operadora e região. Dados de assinantes e previsões são fornecidos pela Omdia e dados de implantação pela 5G Americas e TeleGeography (GlobalComm).

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Liberty Latin America, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Roger Communications, T-Mobile US, Inc., e Telefónica.