Conectividade em Automóveis, uma alternativa para melhorar a qualidade de vida

As opções de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) alcançam uma grande variedade, que vai desde avanços médicos até aspectos lúdicos. Estas iniciativas também incluem os avanços tecnológicos em aspectos de sua vida como maior facilidade para conduzir um automóvel, por exemplo.

O Mobile World Congress (MWC) é a feira mais importante de serviços móveis do mundo. Durante seu desenvolvimento, não somente são aceitas as principais operadoras e fabricantes da indústria para trocar experiências e avanços, mas também se conhece as tendências e o futuro do setor. Assim como os avanços realizados em tecnologias ou inovações apresentadas em anos anteriores.

Na edição de 2017 do MWC, que aconteceu em Barcelona entre 27 de fevereiro e 2 de março, a indústria automotiva voltou a estar presente, como o faz há anos, com diferentes inovações tecnológicas móveis. As oportunidades que a banda larga móvel incorporou para este setor vai desde melhores medidas de segurança, até a possibilidade de condução remota dos automóveis. Durante a edição de 2017 foram conhecidos os avanços neste sentido.

Dessa forma, observaram diferentes alianças estratégicas entre players do mercado, que incluíram os diferentes setores envolvidos. No campo experimental, a Roborace apresentou seu Robocar, um protótipo projetado para implantar corridas de carro sem motorista. O objetivo desta iniciativa é ajudar os cidadãos comuns a aceitar que os robôs estão se movendo nas ruas.

Um dos protótipos foi apresentado pela Peugeot e chama Instict Concept, um automóvel conectado que permite a condução automática. Desenhado com a colaboração da Samsung Artik, funciona com tecnologia para Internet das Coisas (IoT), a partir dela consegue-se conectar diferentes objetos e serviços de forma rápida, oferecendo a possibilidade somente de condução. O carro pode comunicar-se com relógios inteligentes, telefones inteligentes e redes sociais. Além disso, ao contrário de outros protótipos, ele permite ao usuário a capacidade de lidar com ele manualmente, deixando a opção de autocontrole para quando estiver cansado.

Alternativas de conectividade em automóveis mais próximas foram apresentadas pela Ford. Neste sentido, entre outras inovações, a empresa adiantou sua intenção de incorporar com Modem FordPass Connect  4G LTE incorporado, o que permite aos passageiros acessar o Wi-Fi em modelos comercializados na Europa. Além disso, o aplicativo FordPass permitirá aos condutores bloquear e desbloquear as portas de maneira remota, assim como comprovar informação tal como os níveis de óleo e combustível, a pressão dos pneus, a vida da bateria, se o alarme está soando e a localização do veículo em um mapa. Além de dar ao motorista atualizações em tempo real e recalcular a rota para evitar engarrafamentos.

Neste sentido, a SEAT anunciou seus avanços em desenvolvimento relacionados com as previsões de tráfego em tempo real, recomendações de rotas (restaurantes, lojas, serviços etc) e sugestões com base em mudanças na programação do controlador. Afim de incorporá-los nos carros que já estão no mercado, desenvolveu o Dongle SEAT, um dispositivo que permite aos veículos acessar serviços de conectividade de última geração em carros que não estão adaptados para suportar tecnologias digitais.

Trata-se não somente de uma parte dos anúncios realizados no MWC 2017 relacionados com o setor automotivo, já que muitas outras empresas e desenvolvedores de outros setores também apresentaram inovações a respeito. O objetivo destas iniciativas está relacionado com a melhoria da segurança e o bem-estar dos condutores e passageiros, por meio da combinação de diferentes tecnologias, onde a banda larga sem fio faz um papel fundamental.

Algumas destas iniciativas estão em etapa experimental, outras podem ser aplicadas no curto e médio prazo. Em geral, suas primeiras incursões poderão ser efetivas em determinados mercados com condições ótimas de conectividade, no entanto o objetivo é estender sua implementação a longo prazo em todo o mundo, incluindo obviamente a América Latina.

Contudo, para que estes serviços tenham um desempenho satisfatório é fundamental que os mercados contem com conectividade de banda larga móvel de alta conectividade. Ou seja, se estes automóveis não tem a possibilidade de conectar-se à internet sem fio, suas funcionalidades não têm sentido. Para isto, é importante que os diferentes governos atendam as demandas da indústria de telecomunicações para gerar condições necessárias para a conectividade.

Entre as medidas importantes a considerar pelos governos sobressai a necessidade de colocar à disposição os serviços de banda larga sem fio uma oferta maior de espectro radioelétrico. Assim como também facilitar as demandas burocráticas no momento de desenvolver uma nova rede de telecomunicações. Ambas as medidas potencializam o crescimento da conectividade em cada um dos mercados.

A conectividade aumenta dia a dia sua presença em diferentes aspectos da vida cotidiana, desde a inclusão da medicina até o entretenimento. Para a indústria automobilística não é estranha essa mudança, pois há anos procura novas opções para adicionar os benefícios da banda larga sem fio para melhorar a segurança dos motoristas e passageiros.

0 comments on “Conectividade em Automóveis, uma alternativa para melhorar a qualidade de vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.