Como o FWA pode contribuir para reduzir a exclusão digital

A oferta de serviços de Acesso Fixo Sem Fio (Fixed Wireless Access – FWA) é uma alternativa eficiente para levar conectividade de banda larga a um amplo segmento de residências carentes, incluindo áreas rurais, remotas, de difícil acesso geográfico, ou até mesmo à áreas urbanas e suburbanas.

São Paulo, 17 de dezembro de 2021 – A pandemia da Covid-19 destacou a importância de se ter conexões domiciliares de banda larga confiáveis ​​para apoiar atividades como trabalho, educação e entretenimento, além do acesso a serviços de informação e saúde, entre outros.

Apesar do grande crescimento das ligações à internet fixa e móvel, ainda existe uma grande parte dos lares não atendida ou mal atendida com serviços de baixa velocidade ou sem padrões adequados de qualidade de serviço.

Esse segmento de residências pode ser suprido pelo Acesso Fixo Sem Fio (Fixed Wireless Access – FWA), utilizando tecnologias de alta velocidade como 4G LTE ou 5G NR (New Radio), conforme infográfico da 5G Americas.

A arquitetura de rede desse modelo o torna ideal para fornecer conectividade em áreas rurais, longe dos centros urbanos ou de difícil acesso geográfico, dado o seu menor custo em comparação com as redes cabeadas. Por outro lado, também pode ser uma opção interessante para implantações rápidas de infraestrutura ou fornecer alternativas de conectividade em áreas com poucas variantes de serviço, ajudando a reduzir a exclusão digital.

No mundo, duas a cada três operadoras oferecem serviços FWA, segundo dados da Ericsson. Na América Latina, 47% das operadoras oferecem esse tipo de serviço. Em 2026, as conexões FWA deverão atingir 180 milhões de conexões. [DESCARGA]

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.