Colômbia promove acesso gratuito à Internet na região de Pasto

Entre as medidas que os países latino-americanos devem tomar para melhorar suas condições de entrada na economia digital estão os esforços para aumentar o acesso à banda larga entre a população. A implementação de planos que visam levar acesso a locais economicamente vulneráveis, remotos ​​ou distantes de grandes centros urbanos.

Nesse sentido, o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicação (Mintic) da Colômbia anunciou o desenvolvimento de um novo ponto de conexão gratuita à Internet na cidade de Antonio de Acuyuyo em Pasto. Assim, foram concluídas, na área, 115 zonas digitais, das quais 50 são rurais e 65 são urbanas, aumentando o tempo de navegação dos usuários de uma para seis horas.

Além disso, 25 tablets foram entregues a alunos e professores dessa localidade. A partir de 2021, serão instalados 62 centros digitais com acesso gratuito à Internet nas zonas rurais de Pasto, estratégia que será acompanhada pela entrega de 2.003 computadores às escolas. Da mesma forma, cerca de 4.424 domicílios nos estratos 1 e 2 dessas localidades são parte do programa Hogares Conectados.

Desta forma, pretende-se conectar 733 escolas públicas localizadas nas áreas mais remotas de Nariño, que começarão a ser conectadas em 2021 com a instalação de Centros Digitais. A comunidade do entorno das instituições também poderá usufruir do benefício.

O objetivo dessa política é estimular o uso da internet entre os jovens. As autoridades esperam que a zona digital seja utilizada para que os jovens possam realizar suas tarefas e investigar diversos temas. As 62 escolas que serão conectadas durante 2021 estão localizadas nas áreas mais remotas dos centros urbanos de Pasto, que poderão oferecer acesso aos alunos via WiFi. O trabalho na área visa conectar 70% do departamento de pastagens até 2022.

Da mesma forma, os pontos de acesso à Internet têm a oportunidade de impulsionar as diferentes economias das áreas no entorno. A possibilidade de desenvolver o comércio eletrônico pode ser uma ferramenta fundamental para melhorar as condições produtivas da região.

Outra das iniciativas associadas visa promover a formação de um grupo de mulheres empresárias, através da oferta das ferramentas digitais do MINICT a favor do posicionamento feminino no mundo das tecnologias e comunicação. A região de Pasto conta com 1.938 pessoas que receberam treinamento para o uso adequado da internet graças às palestras de “En TIC Confío”, e cerca de 424 pessoas fizeram parte do programa Apps.co que capacita em cursos virtuais e workshops sobre empreendedorismo digital.

Essas iniciativas são de grande importância para que as pessoas da região possam enfrentar a pandemia com ferramentas que lhes permitam uma primeira experiência com a economia digital. Essas medidas devem ser acompanhadas de políticas que busquem aumentar o acesso à banda larga no mercado.

Pelas suas características, os serviços de banda larga móvel apresentam-se como uma oportunidade para aumentar o acesso nas áreas rurais e distantes dos grandes centros urbanos. Tecnologias como o LTE e num futuro próximo a 5G oferecem oportunidades por serem uma alternativa de acesso que complementa os esforços desenvolvidos pelo Ministério.

Assim, é essencial que sejam desenvolvidas políticas para aumentar a disponibilidade de espectro radioelétrico para serviços móveis e reduzir os obstáculos burocráticos existentes para a implantação de redes de telecomunicações. Essas e outras medidas semelhantes devem ser levadas em consideração para promover a digitalização da sociedade.