O desenvolvimento dos países da América Latina e do Caribe exigirá esforços das autoridades para melhorar o acesso da população às tecnologias da informação e da comunicação (TIC), com o objetivo de avançar no processo de digitalização. Alcançar essa meta possibilitará a manutenção da competitividade no contexto global das nações.
Nesse contexto, o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações (MinTIC) da Colômbia mantém um trabalho contínuo para promover a equidade no acesso às TIC para a cidadania. Dessa forma, busca-se garantir a conectividade por meio do acesso à internet ou a dispositivos móveis em todas as áreas do país, incluindo as mais remotas demograficamente, oferecendo treinamento e promovendo a apropriação digital.
Desta vez, a cidade beneficiada foi Neiva, onde o MinTIC anunciou a entrega de 1.240 computadores e 23 Laboratórios de Inovação Educacional para o departamento, beneficiando 90 escolas da região. Desses equipamentos, 370 computadores e oito Laboratórios de Inovação foram destinados a aprimorar as habilidades digitais de 10.415 estudantes de oito instituições educacionais na cidade.
Um dos maiores desafios é expandir a conectividade nacional em áreas que atualmente carecem dessa ferramenta tecnológica, especialmente em áreas rurais, conforme identificado. Portanto, o governo está empenhado em fechar as lacunas digitais e expandir a cobertura para áreas atualmente carentes de conexão, a fim de alcançar a utilização ideal da banda larga móvel.
O desenvolvimento do acesso à banda larga também impulsiona o crescimento de diferentes setores da economia, ampliando as oportunidades para empreendedores da região divulgarem seus produtos e comercializá-los por meio de diferentes aplicativos. Além disso, permite o desenvolvimento de outros serviços, como saúde, educação e segurança, que se beneficiam da expansão da conectividade.
Essa meta também pode ser alcançada por meio de parcerias com o setor privado. Essa colaboração permite levar conectividade para comunidades vulneráveis e remotas, além de promover a transformação digital, tornando-a uma ferramenta geradora de produtividade e igualdade para essas comunidades.
Portanto, é importante incentivar as autoridades a promover o desenvolvimento de redes de acesso a serviços de banda larga móvel. Especialmente com tecnologias como LTE e 5G, que, devido às suas características, oferecem acesso a altas velocidades de dados.
Nesse sentido, é fundamental que as autoridades colombianas disponibilizem mais espectro radioelétrico para a indústria de telecomunicações móveis. É importante considerar que tecnologias como a 5G exigirão faixas de frequência baixas, médias e altas para a implantação eficaz de serviços. É necessário também que as autoridades estabeleçam um cronograma para futuros leilões de espectro que forneça previsibilidade para as operadoras na expansão de suas redes.
Da mesma forma, é importante reduzir as barreiras burocráticas que afetam o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações, especialmente para redes móveis. É necessário trabalhar na criação de uma regulamentação nacional unificada que atenda às demandas do Estado, bem como na implementação do conceito de balcão único para os procedimentos, facilitando o trabalho dos operadores.
Como pode ser observado, a iniciativa do MinTIC de fornecer dispositivos e acesso às populações que carecem desses benefícios é positiva para o desenvolvimento da Colômbia. No entanto, é fundamental fortalecer as condições de acesso à banda larga móvel.