Colômbia cria projeto para apoiar o uso estratégico da tecnologia na indústria

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm o potencial de ajudar os países a melhorar sua produtividade. Incluí-los no setor industrial permitirá melhorar seu desempenho, resultando em maiores benefícios para a população.

Nesse contexto, o Ministerio de Tecnologías de la Información y la Comunicación (MinTIC) e a Colômbia Productiva criaram o SofisTICa, que visa criar projetos que aumentem o uso estratégico da tecnologia no setor. O programa busca melhorar a produtividade e otimizar os processos, bens e serviços de empresas em setores-chave para tornar o país mais competitivo, fortalecendo principalmente o comércio eletrônico.

O Intuito é  contribuir para que distintas empresas de software e de Tecnologia da Informação (TI) possam incrementar sua oferta e desenvolver projetos que atendam às necessidades da indústria colombiana. As primeiras chamadas para o programa foram abertas pelo Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (MinTIC) e Colombia Productiva do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo.

O programa foi criado como uma estratégia para aumentar a produtividade e sofisticação de PMEs, grandes empresas, sindicatos e entidades de setores tradicionais, por meio da implementação de soluções tecnológicas, além de melhorar a competitividade das empresas de software, de TI e fortalecer o comércio eletrônico na Colômbia.

O objetivo do MinTIC é garantir que todos os setores utilizem as novas tecnologias de maneira produtiva, para obter maior destaque na Quarta Revolução Industrial. A aliança estratégica nos permite saber onde as empresas precisam de mais soluções para alcançar sua transformação digital.

Espera-se que o projeto SofisTICa atenda 220 empresas (70 de Softwares e TI e 150 de outros setores) e funcionará por meio de cinco chamadas: quatro de co-financiamento e uma assistência técnica personalizada. As três primeiras chamadas serão denominadas ‘SofisTICa para empresas’, ‘SofisTICa para setores’ e ‘Tecnologia SofisTICa para o comércio eletrônico’.

A primeira chamada será focada no desenvolvimento de tecnologias avançadas e suporte técnico para sua implementação. Para eles, o intuito é unir as empresas do setor de TI com as de outros setores da economia, por meio de ferramentas como Big Data, Blockchain, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, entre outras.

Por sua vez, o ‘SofisTICa para setores’ se concentrará nas necessidades de setores estratégicos para acelerar seu crescimento, através do desenvolvimento e implementação de tecnologias maduras, como software, aplicativos e tecnologias avançadas. A ‘Tecnologia sofisticada para comércio eletrônico’ será dirigida para projetos que aumentem as transações digitais nas empresas de comércio eletrônico (acesso, compra, pagamento e logística), por meio da incorporação de tecnologias avançadas.

A iniciativa visa aumentar as oportunidades desses setores a partir da incorporação de tecnologia. No entanto, para que as empresas aproveitem a Revolução Digital com eficiência, é necessário ter como objetivo a implementação de uma extensa rede de conectividade no mercado onde a banda larga móvel é considerada uma tecnologia fundamental.

Tecnologias como a LTE, e no futuro a 5G, se apresentam como grandes soluções para assessorar esses projetos. Por isso, é importante desenvolver políticas destinadas a aumentar a adoção dessas tecnologias, como o aumento da disponibilidade de espectro móvel para o setor de banda larga móvel ou a geração de uma agenda com futuras licitações de espectro.

A implantação do SofisTICa é uma ação importante do MinTIC para levar a Colômbia à nova era de produtividade  global. Mas essa iniciativa deve vir acompanhada de políticas que busquem aumentar a conectividade no mercado, a fim de gerar condições mais favoráveis para seu sucesso.