Colômbia: Acesso à Internet móvel 4G se aproxima de 80% em 2021

O tráfego de Internet móvel cresceu continuamente após o terceiro trimestre de 2020 e ultrapassou 50 mil terabytes trimestrais em 2021

 São Paulo, 18 de novembro de 2021 – Long Term Evolution (LTE) tem sido, desde 2018, a tecnologia de banda larga dominante na Colômbia. A partir do primeiro trimestre de 2021, a LTE atingiu a sua maior quota de mercado com 77% dos acessos à internet móvel, segundo estatísticas do Ministério das Tecnologias da Informação e Comunicação (MinTIC).

No segundo trimestre deste ano, o MinTIC reportou quase 32,9 milhões de acessos à internet móvel, considerando todas as tecnologias e modalidades de contratação (por assinatura ou por demanda). Desse montante, 77% (25,1 milhões) correspondem a acessos LTE ou “4G”; 20% (6,7 milhões) a acessos 3G e 3% (pouco mais de 1 milhão) a acessos 2G.

Devido à pandemia da Covid-19, os números de acesso à internet móvel contraíram na Colômbia durante o primeiro semestre de 2020 e se recuperaram a partir do terceiro trimestre do mesmo ano. De acordo com dados do MinTIC, no segundo trimestre no ano passado existiam 29,4 milhões de acessos à internet móvel. O valor de 32,9 milhões de acessos à internet móvel no primeiro trimestre de 2021 representa um acréscimo de 12% face ao segundo trimestre de 2020.

De um modo geral, os acessos à Internet móvel 4G seguiram aumentando após o segundo trimestre do ano passado, mas os acessos 3G e 2G continuam a diminuir. A consolidação da LTE como tecnologia de banda larga móvel predominante tem se refletido em um maior tráfego de internet móvel, com aproximadamente 57.632 Terabytes por trimestre no primeiro trimestre de 2021, quase 50% a mais que no mesmo período de 2020.

Telefonia móvel

As estatísticas reportadas pelo MinTIC diferem entre os acessos de telefonia móvel agregados e os da internet móvel especificamente. Os acessos de telefonia móvel no segundo trimestre de 2020 totalizaram 64,9 milhões e no primeiro trimestre deste ano atingiram 69,4 milhões – o que representa um aumento de quase 7%. [DOWNLOAD]

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.