Cem publicações, dez marcos, um portal

Esta publicação marca os primeiros cem artigos do Brecha Zero. Ao longo de quase cinco anos de história, o portal passou por transformações, publicou conteúdos e materiais, incorporou estudos e tornou-se o portal da 5G Américas para a América Latina. Ao longo de sua história destacamos os 10 marcos que o tornam o maior repositório sobre TIC para o desenvolvimento da América Latina:

  • Notas: desde o início do Brecha Zero, foram publicados no portal diferentes artigos que apresentam as iniciativas que estão sendo realizadas na América Latina do setor público e privado. Do México à Argentina, foram coletadas experiências distintas sobre como as tecnologias podem ajudar setores como agricultura, educação, governo, saúde, trabalho, entre outros.
  • Entrevistas: onde foram apresentadas as visões de diferentes formadores de opinião da região. Entre eles, ministros, diretores de órgãos reguladores, representantes de associações industriais e representantes de empresas relataram sua experiência no uso das TIC para melhorar as condições de vida das pessoas em diferentes setores da sociedade.
  • Coberturas Especiais: dos principais eventos de telecomunicações da América Latina. Entre os quais se destacam as coberturas que foram feitas nas diferentes edições do Futurecom. E também abordamos diferentes eventos regionais, com foco especial em iniciativas que apresentaram uma oportunidade para a tecnologia melhorar as condições de vida das pessoas.
  • Colunas: A visão e opinião de diferentes analistas da região sobre vários assuntos relacionados às telecomunicações da região. Desde visões sobre um mercado único em particular, até análises de âmbito regional. Desde a primeira publicação, diferentes opiniões foram compiladas na “Perspectivas Brecha Zero”.
  • Série TIC para o desenvolvimento: Entre os diferentes estudos publicados pelo Brecha Zero, destacam-se aqueles relacionados em tópicos como: Gênero e TIC ou História Médica Eletrônica. Embora também tenham sido realizados diferentes estudos que compilaram as experiências da região em telessaúde, teleducação, teletrabalho, e-agricultura e governo eletrônico.
  • Com artigos: A inclusão de trechos de estudos publicados pela 5G Americas em espanhol e português com foco em questões técnicas das telecomunicações. Além de estudos relacionados à situação do espectro radioelétrico e à regulamentação sobre a implantação de infraestrutura na América Latina.
  • Série de Diálogos: Entrevistas e conversas detalhadas com representantes de reguladores e analistas da região. Em formato de texto, você pode ver a visão que existe na região sobre questões centrais das telecomunicações na América Latina.
  • Infográficos: a inclusão gráfica e clara das principais questões de telecomunicações da região. Mais de 18 infográficos que permitem conhecer de maneira mais simples os tópicos mais significativos da tecnologia na região.
  • Comunicações 5G Americas: Desde janeiro de 2019, Brecha Zero também incorporou todas as comunicações da 5G Americas focadas em tópicos da América Latina e do Caribe. Dessa forma, você pode ver todas as publicações da organização em um só lugar.
  • 5G e Saúde: uma página especial que apresenta as condições tecnológicas da 5G para esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir em relação à saúde. Fornece também acesso aos diferentes documentos de organizações internacionais que suportam as condições de segurança das redes móveis em torno da saúde com informações confiáveis.

Como pode ser observado, nessas cem edições, apresentamos uma grande variedade de conteúdo disponível para facilitar a compreensão das tecnologias móveis e suas aplicações no desenvolvimento social e econômico dos países da região. Esse é o compromisso que o Brecha Zero assumiu e que continuará seguindo.