C-V2X: A 5G levará o transporte para um futuro mais seguro, eficiente e ecológico

As redes de comunicação Cellular Vehicle to Everything (C-V2X), ou redes de comunicação celular de veículos para tudo, estão introduzindo melhorias permanentes no uso de automóveis e outros meios de transporte, graças à disponibilidade de informações em tempo real e em alta velocidade.

No futuro, as capacidades técnicas da 5G permitirão explorar mais a fundo e com maior precisão certas inovações que aumentarão a segurança dos veículos, reduzirão riscos ao conduzir, permitirão uma circulação mais eficiente dos veículos e trarão um conhecimento maior dos padrões de trânsito para que haja um melhor planejamento urbano. Também contribuirão para reduzir o consumo de combustíveis e as emissões de dióxido de carbono (CO2).

Isto será possível pois os veículos estarão mais conectados do que nunca e terão a possibilidade de se comunicar com todos os demais elementos do entorno, sejam outros veículos, a infraestrutura das vias e estradas, os pedestres e ciclistas e até com as redes de telecomunicação, entre outros.