Brasil atualiza app que permite aos agricultores identificarem o melhor momento para o plantio

A incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) permite a melhora das condições produtivas nos diversos setores da economia. A agricultura é uma daquelas verticais que aproveitou a revolução digital para impulsionar seu crescimento, incorporando tecnologia em questões básicas como aplicações voltadas para previsão climática, preços, para o desenvolvimento de planos e atividades mais sofisticadas.

Nesse sentido, a Embrapa Informática Agropecuária lançou no Brasil a versão para o sistema iOS e Android do aplicativo Zarc Plantio Certo. A ferramenta permite que os produtores verifiquem em seus smartphones as épocas de plantio mais adequadas para mais de 40 produtos agrícolas. O aplicativo facilita a consulta das informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), que disponibiliza informações oficiais para orientar as políticas públicas de seguro rural.

A iniciativa faz parte do Programa Agro Gestão Integrada de Riscos (Proagir), da Secretaria de Política Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil. O objetivo do programa é a interação e aprimoramento das ações relacionadas à gestão dos riscos climáticos, bem como a divulgação da importância do seguro rural e do ZARC.

O aplicativo foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, unidade responsável por coordenar a rede de pesquisa que atua na execução do Zarc. Além dessa versão para iOS, a ferramenta recebeu melhorias na interface de navegação. Foi totalmente remodelada e as categorias de consulta e informação foram incorporadas de forma mais intuitiva. Agora, a nova interface tem a mesma versão para iOS e Android. Todas as novidades incorporadas foram baseadas em sugestões dos próprios usuários.

A primeira versão do aplicativo foi lançada no ano passado e possibilitou a consulta de janelas de semeadura com menor probabilidade de falha em relação às mudanças climáticas adversas para mais de 40 produtos agrícolas. O cumprimento das recomendações de zoneamento é necessário para que os agricultores tenham acesso aos recursos do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Na versão anterior, as informações do Zarc eram divulgadas apenas por meio de tabelas publicadas em portarias do Diário Oficial da União ou no site do ministério.

A partir desta nova versão do aplicativo, são disponibilizadas funcionalidades para melhorar o atendimento às necessidades dos produtores, bem como a atualização tecnológica que permitirá um maior acesso à ferramenta. O aplicativo já conta com mais de 10 mil usuários ativos, e a nova versão deverá incorporar um número maior de usuários.

A nova versão permite uma experiência mais intuitiva, com explicações mais claras e a incorporação de legendas condizentes com a nomenclatura do MAPA. Da mesma forma, após selecionar o município e a cultura de interesse, o usuário visualiza em sua tela quais os melhores momentos para plantio para os três tipos de solos e as taxas de risco de perda associadas a cada período, além da lista de culturas. cadastrados para cada localidade, por dezenas de diferentes produtores.

Esta iniciativa torna muito importante o desenvolvimento da banda larga móvel nas áreas rurais, permitindo aos agricultores o acesso às informações necessárias. Desta forma, as políticas de telecomunicações que podem ser desenvolvidas para promover a implantação de tecnologias como LTE, ou a 5G, nesses setores tornam-se fundamentais.