Belize busca criar um aplicativo para impulsionar o setor agrícola

O desenvolvimento do setor rural, para muitos países latino-americanos, é essencial para impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) devido às suas limitações na evolução e crescimento de outros setores da economia. Por isso, em Belize, foi apresentada a proposta de criar um aplicativo que permita avançar nesse caminho.

Além disso, a pandemia do COVID 19 demonstrou a importância da conectividade e a necessidade da utilização de melhores equipamentos e dispositivos eletrônicos que permitam o acesso a todos os serviços de forma mais eficiente e rápida, bem como a importância da criação de aplicativos especializados que podem ser baixados e utilizados em áreas rurais, para planejar e executar melhor o trabalho agroindustrial.

Assim, o Ministério do Desenvolvimento Econômico assinou um Memorando de Entendimento com o Serviço Meteorológico Nacional de Belize para o desenvolvimento de um sistema de informação climática. O sistema fornecerá dados cruciais aos pequenos agricultores para aconselhá-los em seu planejamento e minimizar perdas. Os agricultores poderão acessar esses dados por meio de um aplicativo móvel.

É fato que, a partir da situação originada em consequência da pandemia de COVID-19 em todo o planeta, as tecnologias de informação assumiram um papel preponderante na forma como os países procuram manter em funcionamento os seus meios de produção e comunicação em todos os segmentos da economia. É por isso que se propõe a criação de um aplicativo que permita aos pequenos agricultores conhecer os prognósticos e as previsões do tempo, para que, assim, possam se programar para desempenhar de maneira eficiente sua atividade produtiva.

O Ministério do Desenvolvimento Econômico considera que é necessário introduzir a ciência e a tecnologia no setor agrícola. Assim como a informação é necessária em situações emergenciais como furacões, o setor agrícola também precisa ter acesso a informações relacionadas ao clima em tempos de alto impacto das mudanças climáticas. Por isso, é necessário ter todas as competências para chegar a soluções eficazes.

Por outro lado, o Serviço Meteorológico de Belize reconhece no aplicativo um avanço significativo na forma como os pequenos agricultores recebem informações sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo atualmente no país e em todo o ambiente internacional. A organização sempre buscou formas de colaborar com todos os setores produtivos interessados ​​em desenvolver este tipo de projetos de tecnologia da informação, mas especialmente com o setor agrícola, e, por isso, estão engajados no processo de desenvolvimento de aplicativos.

No entanto, para que o setor agropecuário tenha acesso à informação, é importante trabalhar para aumentar o acesso da população à banda larga móvel. Pelas suas características, tecnologias como a LTE e a 5G permitem que grande parte desse setor tenha acesso às informações meteorológicas necessárias.

Para promover esses serviços, é necessário que as autoridades de Belize adotem políticas que permitam à indústria de telecomunicações desenvolver essas redes. Assim, é necessário disponibilizar maiores porções do espectro radioelétrico para as operadoras móveis, bem como criar uma agenda que permita às operadoras planejar com eficiência a implantação de novas tecnologias. Da mesma forma, é preciso diminuir os entraves burocráticos existentes no mercado para implantação de infraestrutura.

O desenvolvimento de Belize é uma ferramenta interessante para que o setor agrícola possa avançar no caminho da tecnologia. No entanto, tem que ser acompanhado de outras iniciativas que estimulem o desenvolvimento de serviços de banda larga móvel para ter êxito.