Bandas baixas de espectro radioelétrico: Uma oportunidade para incentivar o desdobramento da 5G

As bandas de espectro radioelétrico abaixo de 1 GHz são uma oportunidade para que as autoridades da região possam impulsionar o desenvolvimento de serviços 5G, principalmente para o aproveitamento de sua ampla capacidade de cobertura.

São Paulo, 01 de agosto de 2023 – O desdobramento de serviços 5G na América Latina exigirá a inclusão das chamadas bandas baixas, abaixo de 1 GHz. Essa porção do espectro radioelétrico permitirá, devido à sua capilaridade, potencializar a implementação de diversas tecnologias associadas (como Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial) para uso em áreas rurais, como explica o estudo publicado hoje pela 5G Americas “Estado das bandas de espectro radioelétrico sub-1 GHz na América Latina“, que analisa a situação das bandas de espectro desse tipo em 18 países da região, identificadas para as telecomunicações móveis internacionais (IMT, na sigla em inglês).

relatório destaca que a faixa de 700 MHz já está ativa na maioria dos mercados da região, com exceção de Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, República Dominicana e Venezuela. Enquanto isso, a faixa de 600 MHz apresenta grandes oportunidades para o desenvolvimento de serviços 5G, porém apenas 10 países já a atribuíram ao serviço móvel e só o México planeja licenciá-la a curto prazo.

Nesta edição do relatório, também foram destacadas as oportunidades que essas bandas representam para o desenvolvimento de serviços 5G em diferentes mercados verticais. “Entre eles, destacam-se a agricultura e as iniciativas de governo eletrônico. Deve-se considerar que essas bandas possuem altas propriedades de propagação, o que as torna atraentes para fornecer cobertura de rede móvel em áreas suburbanas ou rurais, por exigirem infraestrutura relativamente menor do que redes implantadas exclusivamente em bandas de frequência mais altas (acima de 1 GHz)”, explicou José Otero, vice-presidente para a América Latina e o Caribe da 5G Americas. [DOWNLOAD]

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Liberty Latin America, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Roger Communications, T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.