Associação para Desenvolvimento de Padrões para Telecomunicação, Índia (TSDSI) participa de “Evento Global 5G” com as Principais Organizações 5G das Américas, China, Europa, Japão, Coréia do Sul e Brasil

Nova Déli (Índia) – 23 de setembro de 2020.  As principais organizações globais da 5G de várias regiões do mundo receberam a Associação para Desenvolvimento de Padrões para Telecomunicação, Índia (TSDSI) como uma das partes do Memorando de Entendimentos (MoU) Multilateral para o “Evento Global 5G” ao lado do Fórum 5G (Coreia), a 5G Americas (Américas), o Grupo de Promoção IMT-2020 (5G) (China), a Associação de Infraestrutura 5G (5G-IA, Europa), o Fórum para Promoção de Comunicação Moveis de Quinta Geração (5GMF, Japão) e Telebrasil – Projeto “5G Brasil” (Brasil).

Prof. Bhaskar Ramamurthi, Presidente da TSDSI, celebrou o acordo de acessão para o MoU no dia 8 de setembro de 2020.

As partes assinantes do MoU, anunciado em outubro de 2015 e subsequentemente celebrado pelo Telebrasil em 2017, se comprometeram a organizar uma série anual de “Eventos Globais 5G” para fomentar a eficiência e construir um consenso global sobre a 5G. A TSDSI agora participa desse grupo global de líderes na promoção da próxima, 5ª Geração de tecnologia sem fio.

O 7º Evento Global 5G será organizado em Xangai, na China, pelo Grupo de Promoção IMT-2020 (5G) em 2021.

Anúncio da celebração pela TSDSI do Acordo de Acessão do MoU Multilateral 5G durante a IEEE 5G WF – Sessão de Fóruns de Setor Mundial 5G (WWIF20) – 10 de setembro de 2020

Prof. Bhaskar Ramamurthi, Presidente de TSDSI , disse “A Índia pretende implementar as tecnologias 5G em conjunto com o resto do mundo, e o compromisso de compartilhar resultados e experiências de projetos pilotos, testes e instalações iniciais em diversos mercados deve acelerar a adoção da tecnologia em maior escala. Com a formalização desse compromisso, a TSDSI levará as suas experiências regionais para uma plataforma comum”.

Durante o anúncio da celebração do Acordo de Acessão pela TSDSI, a Sra. Pamela Kumar, Diretora Geral da TSDSI, disse: “A TSDSI articulou com os parceiros do MoU Multilateral em várias ocasiões e valorizamos a oportunidade de apresentar as necessidades do mercado indiano, as inovações locais e os trabalhos de PI e padronização nesse grupo.  Fazer parte do MoU multilateral é uma oportunidade inédita de trocar informações e medir nosso progresso com governos, associações setoriais e projetos, testes e instalações da tecnologia em várias regiões – América do Norte, Europa, China, Coreia, Japão e Brasil.

“É uma grande satisfação receber a TSDSI como parte do MoU multilateral, porque a Índia é um mercado muito importante e parte do ecossistema global 5G.  É essencial manter a colaboração entre as principais organizações 5G para realizar todo o potencial dessa tecnologia”, disse Sr. Chris Pearson, Presidente da 5G Americas.

Sr. Jose Marcos Camara Brito, Secretário Geral do Projeto 5G Brasil da Telebrasil disse: “A Índia é muito importante no contexto global e a participação da TSDSI no MoU multilateral será muito bem vinda. O mercado indiano de comunicações móveis é enorme; a possibilidade de compartilhar suas experiências certamente contribuirá para o desenvolvimento de ecossistemas 5G no mundo inteiro. A 5G Brasil enxerga uma grande oportunidade de trabalhar em conjunto para fortalecer o cenário 5G em áreas remotas, um fator crítico para ambos os países”.

Sra. Wang Zhiqin, Presidente do Grupo de Promoção IMT-2020 (5G), também expressou sua satisfação com a presença da TSDSI no MoU 5G. “Será um grande prazer trabalhar em conjunto para acelerar o desenvolvimento da 5G e inovar em aplicativos no mundo inteiro, e de formar um consenso sobre as políticas, padrões e desenvolvimento setorial da 5G, para continuar fortalecendo a ecologia do setor 5G”.

Sr. Yoshinori Ohmura, Secretário Geral da 5GMF, Japão, disse, “É uma grande satisfação receber a TSDSI, Índia como parte do MoU multilateral para o Evento Global 5G. O evento desempenha um papel importante no compartilhamento de informações e as discussões sobre a harmonização de frequências, padronização, instalação de redes, etc. durante a introdução e fase inicial dos serviços 5G. O próximo passo será disponibilizar 5G no mundo inteiro, enriquecendo as vidas das pessoas e resolvendo vários problemas sociais usando a 5G como uma infraestrutura social. A colaboração da TSDSI deve garantir o sucesso desses empreendimentos”.

“É um grande prazer contar com a TSDSI como parte do MoU Multilateral 5G. A representação da Índia nesse grupo é importante para a cobertura global de tudo aquilo 5G. Em nome da 5G IA, é uma grande satisfação receber a TSDSI e esperamos uma cooperação valiosa no futuro”, disse Dr. Colin Willcock, Presidente do Conselho da 5G IA.

Prof. DongKu Kim, Presidente do Comitê Executivo do Fórum 5G, disse que a chegada da TSDSI elevou as expectativas a respeito do papel global desempenhado pelos parceiros do MoU Multilateral para promoção da 5G. “É uma grande oportunidade de fechar esse círculo global. A expansão do MoU Multilateral é importante nessa jornada para a P&D global, política, colaboração e sucesso empresarial da 5G”.

Mr Jean-Pierre Bienaimé, Presidente da IREST e Co-presidente da WWIF20, disse: “Ao oferecer a TSDSI/Índia a oportunidade de participar do MoU Multilateral para o Evento Global 5G, a IEEE 5GWF e nossa Sessão de Fóruns de Setor Mundial 5G 2020 criaram a possibilidade de ‘fechar o círculo’ entre a Ásia, Europa e as Américas e abrir o caminho da inovação para os seis atuais parceiros e, com o Brasil, continuar a discussão sobre questões e soluções para a 5G em áreas remotas. Desejo o melhor nessa cooperação internacional para o ecossistema global 5G! “

Sobre o Evento Global 5G:

O Evento Global 5G é um evento onde as principais organizações do mundo se reúnem para debater a Pesquisa e Desenvolvimento do setor e suas posições sobre tecnologias, espectro, padronização, testes em campo, aplicativos, planos e colaboração global em relação à 5G. A série de eventos, realizados para estabelecer um consenso global em relação à tecnologia 5G, é baseada em um Memorando de Entendimentos Multilateral celebrado por organizações globais que promovem a 5G: O Fórum para Promoção de Comunicações Moveis de Quinta Geração (5GMF, Japão), o Fórum 5G (Coréia), a 5G Americas (Américas), o Grupo de Promoção IMT-2020 (5G) (China), e a Associação de Infraestrutura (5G-IA, Europa). Cada evento é organizado por um dos membros, com dois eventos realizados por ano. Em 2019, o 1º Evento Global 5G foi organizado pelo Grupo de Promoção IMT-2020 (5G) na China e o 2º evento foi realizado pela 5G-IA em Roma, Itália.

#########

Sobre a TSDSI: A Associação de Desenvolvimento de Padrões para Telecomunicação, Índia (TSDSI) é uma organização para o desenvolvimento e promoção das necessidades específicas da Índia, padronizando soluções para atender a essas necessidades e contribuindo para padrões globais no setor de telecomunicações, mantendo os padrões técnicos e outros entregáveis da organização, zelando pela PI relacionada, ajudando a criar expertise de fabricação no país e oferecendo liderança para países em desenvolvimento (por exemplo, no Sul da Ásia, Sudeste Asiático, África, Oriente Médio, etc.) em relação às suas necessidades de normatização das telecomunicações. A TSDSI é reconhecida como a Organização de Desenvolvimento de Normas de Telecomunicação (SDO) pelo Departamento de Telecomunicações da Índia. A TSDSI é registrada como uma Sociedade nos termos da Lei de Registro de Sociedades (Lei XXI de 1860).

Para saber mais, visite https://tsdsi.in. Twitter : @TSDSI_India

Sobre a 5G Brasil: 5G Brasil é um projeto Privado e autônomo administrado pelo Telebrasil. O Telebrasil é uma organização privada com 65 membros institucionais. Sua principal missão é a representação dos interesses do setor de telecomunicações no Brasil e a promoção de seu desenvolvimento. A 5G Brasil conta com 20 membros (instituições), incluindo indústrias, universidades, centros de pesquisa, operadoras de telecomunicações e associações setoriais. O principal objetivo da 5G Brasil é de fomentar o desenvolvimento de um ecossistema 5G no Brasil, que consiste em: facilitar e estabelecer a interlocução com o governo federal, estadual e municipal e com agência reguladora para a tecnologia 5G; buscar apoio financeiro para o fomento e uso da tecnologia 5G; fomentar acordos de cooperação nacionais e internacionais para o desenvolvimento da tecnologia 5G; estabelecer e manter interação aberta com organizações não TICs, também denominados setores verticais; compartilhar informações referentes à tecnologia 5G entre os Membros e Associados, dentro dos limites da lei vigente. representar o interesse comum das associadas, quando solicitado, em foros nacionais e internacionais referentes ao 5G. A 5G Brasil consiste de um Conselho Diretor e cinco comissões temáticas: infraestrutura, regulamentação, pesquisa e casos de uso, bandas de frequências e padrões. A 5G Brasil é sediada no Rio de Janeiro.

Sobre a 5GMF: O Fórum para a Promoção de Comunicações Móveis de Quinta Geração (Fifth Generation Mobile Communications Promotion Forum – 5GMF) foi fundado no dia 30 de setembro de 2014. A 5GMF realiza pesquisa e desenvolvimento da tecnologia 5G (a Quinta Geração de Sistemas de Comunicação Móvel) e seus padrões, além de coordenar atividades relacionadas, coletar informações e realizar atividades de disseminação e capacitação. Essas atividades devem contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma Eco-sociedade 5G e a tornar a 5G uma realidade até 2020.

Para saber mais, visite http://5gmf.jp/en/.

Sobre o 5G Forum: O Fórum 5G (5G Forum) foi criado na cidade de Seul no dia 30 de maio de 2013, pelo Ministério de Ciências, TIC e Planejamento Futuro e empresas do setor móvel da Coréia. O Fórum 5G reúne os setores público e privado, além das operadoras de telecomunicações móveis, fabricantes e acadêmicos.

O Fórum 5G é um centro de formulação de políticas para a promoção da 5G que presta assessoria em estratégias políticas, a coordenação de ensaios setoriais, a promoção de verticais 5G e apoio para padronização.  Na Coréia, o Fórum 5G é uma plataforma aberta onde vários participantes setoriais podem interagir sobre várias áreas 5G como tecnologia, espectro, estratégias de ecossistemas e colaboração público-privada, e tem como compromisso realizar a 4a Revolução Industrial. O objetivo do Fórum 5G é de liderar o desenvolvimento de tecnologias de comunicação de próxima geração na Coréia e acelerar o crescimento econômico com o desenvolvimento de setor de TIC no país, ativamente apoiando empresas de pequeno porte e a cultura de start-ups, promovendo assim a realização de ideias criativas. Para saber mais, visite http://www.5gforum.org.

Sobre a 5G Americas: A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além do 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada na cidade de Bellevue, Washington. Para saber mais, visite www.5gamericas.org.

Siga-nos no Twitter: @5GAmericas e Facebook: www.facebook.com/5gamericas.

Sobre a IMT-2020 PG: O Grupo para Promoção da IMT-2020 (5G) (IMT-2020 (5G) Promotion Group) foi criado em fevereiro de 2013 com o apoio de três ministérios da China (o Ministério de Indústria e Tecnologia de Informação, a Comissão de Desenvolvimento e Reforma Nacional e o Ministério da Ciência e Tecnologia), baseado no primeiro Grupo para Promoção da IMT-Advanced. É a principal plataforma chinesa para a promoção de pesquisa e desenvolvimento da 5G. Seus membros incluem os principais fabricantes, operadoras, universidades e centro de pesquisa no setor de comunicação móvel.

Para saber mais, visite http://www.imt-2020.cn/en.

Sobre a Parceria Pública-Privada 5G & a Associação de Infraestrutura 5G (5G-IA) A Parceria Público-Privada 5G (5G Public Private Partnership – 5G PPP) é o programa de pesquisa colaborativa organizada como parte do programa Horizonte 2020 – O Programa da União Europeia para Pesquisa e Inovação, organizado pela Comissão Europeia. A 5G PPP promove a pesquisa setorial para aumentar o desempenho tecnológico do setor e aplicar KPIs de responsabilidade social. A 5G PPP trabalha para desenvolver soluções, arquiteturas, tecnologias e padrões para criar uma infraestrutura de comunicação completa de próxima geração durante a próxima década.

Como parte da 5G PPP – a Associação de Infraestrutura 5G (5G Infrastructure Association – 5G-IA) representa o setor privado e a Comissão Europeia representa o setor público. A meta da 5G-IA é de promover a 5G na Europa e construir um consenso global em relação à tecnologia. Nesse sentido, a Associação reúne uma comunidade que representa o setor global, com atores dos setores digitais e de telecomunicação, entre as quais operadoras, fabricantes, institutos de pesquisa, universidade, verticais e PMEs. A 5G-IA realiza muitas atividades em áreas estratégicas como a padronização, espectro, projetos de P&D, habilidades tecnológicas, colaboração com os principais setores verticais da indústria e o desenvolvimento de testes e cooperação internacional.

Para saber mais, visite https://5g-ppp.eu/.  Twitter: @5GPPP

#######

Contatos:

 Bindoo Srivastava

TSDSI

Email: bindoo@tsdsi.in

José Marcos C. Brito

5G Brasil

Email: brito@inatel.br

Yoshinori Ohmura

5GMF

Email: y-ohmura@arib.or.jp

Jaewon HEO

5G Forum

Email: jwheo@kani.or.kr

Jan Walker

5G Americas

Email: jan.walker@5gamericas.org

Po Hu

IMT-2020 (5G) Promotion Group

Email: hupo@caict.ac..cn

Alessandro Bedeschi

5G Infrastructure Association

Email: alessandro.bedeschi@5g-ppp.eu

#######