Aplicativos móveis buscam reduzir o abandono de animais em Bogotá

As tecnologias móveis podem colaborar em diferentes âmbitos da vida dos cidadãos, desde a melhora das comunicações, até as relacionadas com a saúde ou segurança por meio de diferentes serviços. Entre estes benefícios, também estão os cuidados com os animais de estimação.

Na Colômbia, um grupo de empreendedores de Tunja trabalha no desenvolvimento de um app que facilita a adoção de animais abandonados (de rua) em Bogotá. A iniciativa começou a tomar forma durante o hackathon virtual AnimalApp, organizado pelo Ministério de Tecnologias da Informação e das Comunicações (MinTic), o Colciencias, e o Ministério de Proteção Animal da Prefeitura de Bogotá.

O objetivo do encontro foi financiar uma solução inovadora e tecnológica para entender o problema do abandono de animais nas ruas de Bogotá. Para este fim, a equipe que apresentou o melhor projeto é financiada, de um total de 20 equipes participantes de Bogotá, Ibagué, Tunja, Villavicencio, Manizales, Cartagena, Envigado, Cali e Barranquilla; Eles tinham 64 horas para apresentar um protótipo funcional da solução.

Desta forma, buscou-se conseguir uma solução inovadora aos problemas que afligem os habitantes da capital colombiana. O app representa uma valiosa ferramenta para ajudar a diminuir os animais que estão abandonados nas ruas, já que busca criar uma comunidade de gente que procura ajuda-los e protege-los.

Em concreto, o app móvel conta com um sistema de administrador web que permitirá aos usuários o uso de múltiplas ferramentas para diminuir o problema de animais de estimação na condição de rua. Permitindo conseguir um lugar disponível entre outros usuários.

A iniciativa colaborativa possibilita que a existam menos animais na rua, melhorando não apenas a limpeza, mas reduzindo os riscos dos cidadãos e a geração de doenças. Da mesma forma, se consegue que os animais possam contar com um espaço onde são alimentados e domesticados.

Neste tipo de solução, destinada a melhorar as condições de vida dos cidadãos, pode-se observar o trabalho entre setores público e privado. É importante destacar os incentivos das administrações da Colômbia no momento de convocar um hackaton para desenvolver a ferramenta. Em outras palavras, é necessário que as autoridades da região se comprometam a estimular a geração de aplicativos locais.

Neste sentido, a geração de um mercado de aplicativos tende a melhorar a qualidade de vida dos habitantes, e é de grande importância para cada um dos países da região. A possibilidade de contar com conteúdo local não apenas permite maiores oportunidades de crescimento para a indústria mas também estimula o consumo dos usuários.

No entanto, para que este tipo de iniciativa tenha um resultado satisfatório é importante que o aplicativo possa chegar a maior quantidade de cidadãos possíveis, já que assim atingirá uma maior quantidade de potenciais lugares para os animais em situação de abandono. Em outras palavras, parte do trabalho necessário para melhorar as oportunidades de aplicação é massificar o acesso aos serviços móveis.

Para isto é necessário que as autoridades da Colômbia gerem as condições necessárias para aumentar a cobertura e desenvolvimento dos serviços móveis. É fundamental que existam licitações de espectro radioelétrico destinado a indústria de telecomunicações móveis, para que assim possa desenvolver novas tecnologias que garantam a banda larga de alta velocidade como LTE. Além disso, é necessário que exista uma agenda das futuras bandas de espectro a licitar, para que assim a indústria possa planejar de melhor maneira seus desenvolvimentos.

Na mesma direção, é importante que as autoridades flexibilizem as normas destinadas ao desenvolvimento de redes de telecomunicações. A diminuição de obstáculos burocráticos na construção de redes é uma medida que deve atender às diferentes autoridades administrativas, para então gerar uma conectividade em cada um de seus mercados, já que possibilitam à indústria desenvolver de maneira mais eficiente seus serviços.

Por sua vez, a redução imposta sobre o setor também deveria fazer parte das medidas destinadas a aumentar a conectividade nos mercados. Uma vez que os componentes de redes reduzem os custos do desenvolvimento das novas tecnologias, e também os dispositivos de acesso. Esta última medida é necessária para aumentar a penetração de dispositivos de acesso/smartphones entre a população, situação necessária para melhorar o alcance deste tipo de aplicativo.

O desenvolvimento de um app que permite reduzir a quantidade de animais abandonados nas ruas é uma iniciativa que melhora as condições de vida dos cidadãos e reduz os riscos nas ruas de Bogotá. No entanto, para que tenha uma melhor repercussão é necessário que esteja acompanhado de políticas que busquem aumentar a conectividade no mercado.

0 comments on “Aplicativos móveis buscam reduzir o abandono de animais em Bogotá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.