Aplicativo permite acesso a cargos públicos no Paraguai

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são ferramentas poderosas, tanto na busca de transparência dos governos quanto na geração de empregos. Permitem ações concretas, como a publicação de dados e atos governamentais no setor público, e uma maior divulgação de oferta de mão-de-obra junto à população.

Neste contexto, a Secretaria Nacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação (SENATICs), em conjunto com o Ministério da Função Pública (SFP) apresentou o aplicativo ConcursaPy. Foi desenvolvido com o apoio do Programa Democracia e Governança da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID / Paraguai), implementado pelo Centro de Estudos Ambientais e Sociais (CEAMSO). Seu objetivo é facilitar o acesso dos habitantes aos cargos públicos disponíveis em concursos neste país.

O aplicativo foi o vencedor do Hackathon “InnovandoPy” 2016, promovido pelos SENATICs em 2016, com o apoio do Programa de Democracia e Governança da USAID / Paraguai e CEAMSO. O ConcursaPy permite que se siga todos os processos do concurso que são publicados no Portal do Emprego Público Único “Paraguai Concursa” conforme suas diferentes etapas.

Cada cidadão que o acessa pode selecionar um concurso específico. Além disso, você pode ver o tipo de concurso, o tipo de link, o salário e os benefícios adicionais oferecidos. Você também pode acessar o perfil necessário para a posição e a matriz de avaliação do concurso.

Da mesma forma, a ConcursaPy oferece a opção de receber notificações de concursos com base na seleção de perfis de profissões. E assim facilita a cobrança de encargos e o seguimento aos convocados. Além disso, contém recursos úteis, como instituições públicas geolocadas no Google Maps, dicas para participar de competições e links para redes sociais para compartilhar informações com mais facilidade.

O app foi incentivado pela “Secretaría de la Función Pública” com o objetivo de gerar a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos no acesso aos cargos públicos e a promoção por mérito. Com a profissionalização do setor público, aponta-se para uma melhoria na qualidade dos serviços voltados para os cidadãos.

Do ponto de vista de e-Governo, o app apresenta-se como um avanço para o mercado paraguaio. Sua implementação permite aumentar a transparência no que se refere à contratação de pessoal, enquanto democratiza o acesso a uma maior quantidade de pessoas. Ou seja, proporciona uma melhoraria na relação da população com as autoridades, aumentando a confiança no que se refere à contratação de pessoal.

Também é importante notar que o aplicativo surge de um hackaton promulgado pelas autoridades. É uma medida importante para aumentar o desenvolvimento das TIC no mercado, já que estimula a participação da população em ferramentas que resultam em melhorias para todos os cidadãos.

Por sua vez, do ponto de vista do teletrabalho, o app apresenta-se como uma opção interessante para os trabalhadores. As opções de conhecer as oportunidades de trabalho, as condições de oferta e ter o seguimento da mesma, caracteriza-o como uma ferramenta interessante para grande parte da população.

Para que estas iniciativas tenham uma boa adoção da população é importante que o governo do Paraguai desenvolva uma estratégia destinada a aumentar a conectividade junto à população. Em particular porque ao possuir uma maior quantidade de população conectada aumenta a oportunidade de que o app tenha mais repercussão. Neste sentido, as tecnologias de banda larga móvel representam mais otimismo, já que permitem uma ligação mais direta com os potenciais trabalhadores.

Neste sentido, é necessário que exista uma política de disponibilidade de espectro radioelétrico destinado aos serviços de banda larga sem fio. É importante também que seja distribuído de maneira equitativa entre os diferentes atores do mercado. Assim, as autoridades também devem considerar a importância de que exista uma agenda para a entrega do espectro, facilitando, por sua vez, o planejamento da indústria no momento de desenvolver novas tecnologias de acesso.

Da mesma forma, é importante a geração de políticas voltadas para a construção de redes de telecomunicações. A redução da burocracia no momento de desenvolver antenas de telecomunicações é de suma importância para gerar confiança na indústria, buscando também estimular a cobertura deste tipo de serviço.

Neste sentido, é importante que se reduzam os impostos no que se referte aos componentes de redes de telecomunicações. Assim como também as taxas que afetam os dispositivos de acesso. Em outras palavras, para que uma maior porção da população possa acessar as ofertas de trabalho, é necessário que possam contar com smartphones aptos. A penetração de smartphones resulta em maiores oportunidades de trabalho.

Como pode-se observar, a iniciativa realizada pela SENATIC é importante do ponto de vista de governo eletrônico e de teletrabalho. No entanto, é necessário que esteja acompanhada por estratégias que busquem aumentar a penetração de serviços móveis no mercado.

0 comments on “Aplicativo permite acesso a cargos públicos no Paraguai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.