Aplicativo móvel da Colômbia facilita o acesso aos planos de saúde

A inclusão das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no setor de saúde alcança diferentes versões, desde a implementação de grandes planos nacionais que incluem todo o sistema ou a incorporação de Histórico Clinico Eletrônico. Inclusive, existem iniciativas mais simples como a inclusão de aplicativos móveis, que podem ser desenvolvidos pelo setor público ou privado.

Um exemplo de iniciativas como esta foi desenvolvido pela Colômbia por meio da inciativa POS Pópuli. A aplicação possibilitará aos colombianos consultar em tempo real os medicamentos, tratamentos e procedimentos médicos disponíveis no Plano Obrigatório de Saúde. Todas estas consultas poderão ser realizadas de qualquer dispositivo móvel.

O objetivo da iniciativa é colocar nas mãos da população uma ferramenta que lhes permita conhecer seus direitos em termos de saúde. Dessa forma, busca-se empoderar a população oferecendo informação fidedigna sobre os medicamentos e tratamentos que podem ter acesso os colombianos. A partir desta mesma estratégia, busca-se ganhar transparência nos processos do setor.

A aplicação permitirá ao público geral informação sobre determinado medicamento, se está incluído dentro de seu plano de saúde. Assim, cada habitante poderá controlar os profissionais da saúde que os atendem e exigir que se inicie os medicamentos e tratamentos necessários. Também poderá empoderar os pacientes com a possibilidade de denunciar os profissionais que não cumprirem com os procedimentos adequados.

O usuário somente deverá incluir no aplicativo o seu número de celular, podendo eleger se deseja ficar registrado. Assim, o desenvolvimento facilita um cálculo que permite verificar quando se deve abonar, de acordo com o pagamento de uma pessoa. Assim como também acessar o MIPRES, ou seja, a lista que contém os profissionais e serviços cobertos dentro do Plano Obrigatório de Saúde.

Embora o aplicativo ofereça uma série de benefícios aos usuários no momento de eleger medicamentos, tratamentos ou verificar quais profissionais estão disponíveis segundo seu plano de saúde, este não realiza avaliações sobre medicamentos. Da mesma forma, o aplicativo carece de funções para agendar consultas médicas ou disponibilidade horária de profissionais de saúde.

Para acessar o aplicativo, de acesso gratuito, por meio do Google Play e Apple Store, os usuários devem realizar uma busca pelo nome “POS Pópuli”. É de download gratuito e está disponível para qualquer smartphone no mercado.

Assim, a ferramenta possibilita ao cidadão acessar um sistema de busca que poderá ser consultado pelos conteúdos do plano de benefícios em saúde a cargo da UPC no que tem direito os colombianos residentes no território nacional. Assim como também acessar todo tipo de informação relacionada com o Plano de Benefícios em Saúde com encargos à Unidade de Pagamento por Capacitação (PBSUPC), resolver suas inquietudes e necessidades de maneira imediata.

No entanto, para que esta iniciativa tenha um desenvolvimento satisfatório é necessário que se atente à conectividade no mercado, particularmente em banda larga móvel. Em outras palavras, seus benefícios serão efetivos tanto quanto uma maior quantidade de cidadãos possam acessar o aplicativo, assim, mediante seu uso podem melhorar as possibilidades de atenção médica.

Neste sentido, é necessário que se coloque à disposição do mercado de telecomunicações móvel uma maior quantidade de espectro radioelétrico. Dessa forma, potencializará o desenvolvimento de novas tecnologias de acesso, possibilitando o acesso a maior quantidade de cidadãos. É também necessário que se gere uma agenda de futuras licitações de espectro e, sobretudo, que respeitem suas condições, para dessa forma melhorar as condições de planejamento das operadoras.

Neste sentido, também é importante que se reduzam as travas burocráticas para o desenvolvimento de infraestrutura de telecomunicações. Ou seja, é preciso que exista uniformidade entre os diferentes municípios nas exigências no momento de desenvolver redes, o que permite previsibilidade na indústria e reduz os prazos de desenvolvimento de novas tecnologias. Desta forma, alcançará também maiores coberturas de serviços, potencializando a quantidade de usuários que podem acessar a aplicação.

A redução dos impostos que pesam sobre o setor das telecomunicações é outra das estratégias governamentais a considerar. No caso dos componentes de redes de telecomunicações, a baixa nos impostos é encorajadora para que as operadoras possam aumentar suas coberturas. Tanto que uma diminuição dos impostos sobre os dispositivos de acesso, permite maior acessibilidade, aumentando a quantidade de pessoas que acessam o serviço.

A iniciativa de um aplicativo móvel que aumente a informação aos cidadãos sobre os medicamentos e tratamentos disponível pelo Ministério de Saúde da Colômbia é muito positivo. No entanto, é importante que conte com um desenvolvimento dos serviços de banda larga móvel adequada, que permita aumentar a universidade da aplicação.

0 comments on “Aplicativo móvel da Colômbia facilita o acesso aos planos de saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.