Antigua & Barbuda desenvolve uma plataforma digital para ajudar pessoas necessitadas

As plataformas tecnológicas oferecem a oportunidade de implantar diferentes serviços, muitos deles com fins comerciais, mas também permitem iniciativas que visam ajudar as pessoas, especialmente aquelas que incluem tecnologias móveis devido ao seu alcance.

Neste sentido, em Antigua &  Barbuda o aplicativo Simple Support foi criado com o intuito de facilitar o atendimento a pessoas com diferentes necessidades. É um software intuitivo que conecta doadores a pessoas necessitadas, ajudando membros vulneráveis ​​da sociedade por meio da interação digital. O aplicativo Simple Support está disponível na Google Play e Apple Store.

A ideia do aplicativo é atender pessoas carentes. Embora inicialmente o objetivo fosse atender famílias em dificuldade financeira através da doação de alimentos, agora essa meta foi ampliada para oferecer uma gama maior de apoio. Além disso, busca ser uma solução para aquelas pessoas que pretendem ajudar, mas não sabem que caminho seguir para realizar um ato de solidariedade.

O aplicativo Simple Support, portanto, fornece uma solução projetada com a pandemia em mente, para apoiar outras pessoas, onde se torna mais difícil ajudar presencialmente. Assim, os formatos digitais conseguem alcançar as pessoas vulneráveis de forma mais ágil e levar a ajuda necessária.

O aplicativo também busca ser simples e de fácil utilização, para que esteja à disposição de qualquer pessoa que queira realizar um ato de solidariedade. Não requer conhecimentos avançados em tecnologia, mas foi pensado para que qualquer cidadão que tenha vontade de ajudar com uma doação o faça de forma facilitada através do aplicativo.

Após o download do aplicativo, o usuário pode contribuir com qualquer quantia de dinheiro para uma causa específica ou qualquer outra causa geral. Uma vez realizada a doação, são acessadas informações transparentes que explicam para onde foram destinados esses recursos, que podem ser doados para famílias com diversos tipos de ativos.

Para que esta iniciativa positiva tenha um melhor desenvolvimento, é necessário que existam políticas que estimulem o acesso aos serviços móveis. Em particular, os serviços de banda larga móvel que, pelas suas características, permitem, para além do download da aplicação, poder agregar funcionalidades que tornam as doações mais transparentes.

Dessa forma, tecnologias como LTE e 5G se apresentam como eficientes para atingir esses objetivos. Para isso, é importante que as autoridades disponibilizem maiores parcelas de espectro radioelétrico às operadoras de telefonia móvel, principalmente porque tecnologias como a 5G exigirão bandas baixas, médias e altas para funcionar de maneira eficiente.

Da mesma forma, é importante a criação de agendas com datas das futuras licitações de espectro, para que as operadoras possam planejar com eficiência o desenvolvimento de novas redes de telecomunicações. Dessa forma, reduzir os entraves burocráticos que pesam sobre o setor de telecomunicações também se torna uma ferramenta eficiente.

Neste último ponto, torna-se importante a criação de uma diretriz nacional única que reúna as demandas dos diferentes níveis do Estado. Bem como a implementação do conceito de janela única, onde as operadoras podem encaminhar a apresentação dos procedimentos necessários para instalar suas redes.

Como pode ser visto, a criação de um aplicativo que facilite a doação e gere transparência é muito importante para ajudar a população vulnerável. No entanto, deve ser acompanhada por outras políticas que promovam o aumento do acesso aos serviços móveis, para ampliar o número de doadores.