Academia da força aérea da República Dominicana renova material TIC

A utilização das tecnologias da informação e da Comunicação na educação é uma prática habitual na maioria dos mercados da América Latina e do Caribe. Estas são também ferramentas importantes dentro das forças Armadas de cada um dos países da região. Por conseguinte, trata-se de uma prática positiva quando se combinam ambos os setores.

Na República Dominicana, o Instituto Dominicano de las Telecomunicaciones (Indotel) decidiu custear equipamentos de informática e apoiar tecnologicamente a Academia General Piloto Frank Andrés Félix Miranda de la Fuerza Aérea de la República Dominicana (FARD). A ação marcou o início do programa República Digital executado pelo governo do país.

No programa República Digital, a função do Indotel é promover e alcançar o acesso universal às TIC em áreas onde o órgão deve intervir nas forças armadas e nos vários ramos militares. Para isso, colaborou com a sala virtual FARD Academy na qual os computadores foram renovados, facilitando assim o acesso TIC para os cadetes.

O instituto também prometeu seguir apoiando tecnologicamente esta Academia. No estabelecimento dezenas de jovens de todo o país são preparados para ingressarem na sociedade como militares ou como licenciados com formação profissional para integrar-se à carreira pública.

A inclusão de equipamentos TIC na educação é de grande importância dentro dos planos que buscam o acesso à população. Neste sentido, é importante destacar que existem na região muitos exemplos de planos de conectividade e educação que estão centrados na entrega de equipamentos aos alunos, ainda que este trabalho deva ser acompanhado por dois pontos importantes: a educação dos alunos por parte dos docentes que ajudam no uso destes dispositivos, e a conectividade.

A possibilidade de estar conectado é um ponto de suma importância, isso porque os avanços que permite a familiaridade do aluno com o dispositivo agrega a possibilidade de acessar de maneira rápida a informação. A conectividade, além do que, deve ir acompanhada pelo desenvolvimento de portais educativos que encaminhem o aluno neste acesso.

Para aumentar a conectividade destes planos, as redes de banda larga sem fio apresentam uma grande importância. Em particular, com tecnologias como a LTE, que contam com altas velocidades e um acesso robusto. Para isso também são importantes as políticas que tendem a incentivar o desenvolvimento deste tipo de tecnologias.

Entre estas políticas sobressai a disponibilidade de acesso aos espectro radioelétrico para as operadoras móveis. Trata-se de um bem escasso fundamental para o desenvolvimento das redes de banda larga móvel. Em segundo lugar, também é importante a geração de regras claras para a instalação de redes, reduzindo a quantidade de burocracia.

As disponibilidades de espectro, assim como a facilidade para o desenvolvimento de redes, são políticas importantes que o setor público pode desenvolver para atrair o setor privado para este tipo de iniciativas. O trabalho conjunto de ambos os setores gera benefícios no momento de criar um ecossistema que aumente o acesso das TIC na educação beneficiando assim um maior número de estudantes.

A iniciativa implantada pela Indotel é de suma importância para o mercado dominicano. Sua implementação envolve dois segmentos de relevância para o país como a segurança e a educação. A inclusão das TIC em ambos os cenários é um passo indispensável para a modernização do estado.

0 comments on “Academia da força aérea da República Dominicana renova material TIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.